Comitê da Cidadania – Comissão Arquidiocesana Justiça e Paz de Juiz de Fora

Coordenação: Déa Emília Carneiro de Andrade
Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.


Quando se reúne: 2ª Quarta-feira do mês, às 19h


O que faz: Luta por uma sociedade mais justa e solidária.


Como funciona
Fiscaliza o processo eleitoral evitando a corrupção (fazendo valer a Lei 9840); acompanha o trabalho dos vereadores eleitos com presença constante às reuniões ordinárias da Câmara Municipal; elabora e distribui jornal informativo da sua ação e realiza um trabalho educativo de valorização do voto consciente junto aos jovens e à sociedade. O grupo tem lugar em Conselhos Municipais como forma de participação da sociedade civil na elaboração e acompanhamento das políticas públicas municipais.


Como foi criado
Em 2001, após o trabalho de combate à corrupção nas Eleições de 2000, foi proposto ao grupo dar continuidade aos trabalhos. A formação do Comitê foi incentivada pelas comunidades. O objetivo inicial e permanente é o de acompanhar as sessões da Câmara Municipal e estimular a participação dos jovens e da sociedade civil nos trabalhos do Legislativo, buscando sua revalorização. A partir de 2001, um jornal informativo passou a ser apresentado à sociedade expondo as leis aprovadas e uma equipe de educação existente dentro do comitê começou desenvolve o trabalho de cidadania junto às escolas.


Quantos participantes: 20 pessoas

Veja +

  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video