Entidades signatárias do Pacto Pela Vida e Pelo Brasil exigem lucidez contra a Covid-19

Pacto-pela-vida-e-pelo-BrasilDiante da crise sanitária minimizada por autoridades federais, da inexistência de um plano nacional de saúde e da morosidade para a liberação de recursos emergenciais, que inclusive façam chegar auxílio e cuidados aos mais vulneráveis, as entidades signatárias do Pacto pela Vida e pelo Brasil, lançado no dia 7 de abril deste ano, publicaram nota na tarde da sexta-feira, 5 de junho, na qual reafirmam que a luta contra a pandemia precisa continuar “apoiada na melhor ciência e condicionada pelos princípios fundamentais da dignidade humana e da proteção da vida”.

No documento, as entidades se solidarizam com as famílias das vítimas da Covid-19 – a pandemia que já causou a morte de dezenas de milhares de brasileiros e já tem bem mais de meio milhão de infectados. As organizações advertem que não se deve cair na armadilha de grupos extremados, cujo único objetivo é o de provocar confrontos, gerando instabilidade e comprometendo a cidadania.

“O desejo cidadão de flexibilizar o isolamento social para sair às ruas em defesa da democracia e da Constituição não pode ser realizado agora, considerando-se os riscos de contaminação. É uma atitude legítima diante do discurso autoritário que se alastra pelo país, em momento tão grave. Porém, com lucidez, não se deve cair na armadilha de grupos extremados, cujo único objetivo é o de provocar confrontos, gerando instabilidade e comprometendo a cidadania.”

As entidades consideram fundamental, neste momento, manter o distanciamento social recomendado pela OMS; a partir das nossas casas, fortalecer a união de todos os brasileiros no combate à Covid-19 e na defesa das nossas instituições; cobrar o fortalecimento do SUS e a ajuda emergencial aos necessitados; e exigir rigor e transparência na divulgação de dados sobre a evolução da pandemia no Brasil.

Conheça a íntegra aqui: “Nota Unidos, Solidários e Mobilizados”.

Clique aqui e saiba mais sobre o Pacto pela Vida e Pelo Brasil.

*Fonte: Site da CNBB

Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video