Conheça a Catedral: Grupo São José

gsjO Grupo São José existe desde 1993 e é o departamento responsável pelo atendimento, pela assistência psicológica e espiritual e formação para as gestantes mais necessitadas, em sua maioria, adolescentes.

Há mais de 20 anos, um grupo de senhoras tem um compromisso fixo na semana: tornar a gravidez de mulheres carentes, na maioria adolescentes, um sinal explícito da presença de Deus em suas vidas e na vida daquele (a) que está chegando. Trata-se do Grupo São José, que é formado por 20 voluntárias – entre elas senhoras da terceira idade – médica, assistente social, enfermeira e estagiárias. Essa atividade faz parte do Centro de Ação Social da Catedral (CASC).

O grupo está dividido em dois setores: o Setor de Costura reúne as senhoras que confeccionam os enxovais para os bebês e o que faz artesanato, como sapatinhos e acabamentos em mantas.

Já o setor de gestantes, envolve a formação das futuras mamães. Através de aulas com profissionais, as mamães aprendem todo o cuidado com o bebê, além de terem também a orientação religiosa. No final do acompanhamento, cada gestante recebe um enxoval de presente e o convite para retornar ao grupo e apresentar o bebê.

gsj2“Nosso trabalho é muito importante porque temos as senhoras que se sentem realizadas em ajudar as gestantes e também contribuímos com essas mulheres que necessitam. A nossa orientação vai desde como se comportar na gestação até como cuidar do bebê após o nascimento e isso é essencial porque muitas são adolescentes”, avalia a coordenadora do Grupo São José, a assistente social Maria Hebe Abreu dos Santos.

No momento o grupo está precisando de doações urgentes de flanelas, malhas de algodão (podem ser retalhos), fraldas descartáveis e roupinhas. As doações podem ser entregues na recepção da Catedral, de segunda a sábado: das 07h às 21h30 ou no domingo: das 08h às 11h e das 15h às 20h.

 

Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video