Na Catedral: Dom Gil preside celebração do dia de Nossa Senhora de Fátima

n sra fatimaNo início da tarde da última sexta-feira, 13 de maio, o arcebispo metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira presidiu missa especial pelo dia de Nossa Senhora de Fátima, na Catedral Metropolitana. Na ocasião, foram celebrados os 166 anos da Congregação do Santíssimo Sacramento e um mês de falecimento do sr. José Lopes Lima, pai do nosso administrador paroquial, padre José de Anchieta Moura Lima.

A Santa Missa foi concelebrada pelo padre José de Anchieta e pelo padre José Elissandro Santos de Santana, sss, que representou a Congregação do Santíssimo Sacramento nesta data especial de comemoração. Também contou com a participação do diácono permanente, Antonio Valentino Neto.

Dom Gil expressou alegria ao falar desta celebração de Nossa Senhora de Fátima, da qual participaram muitos fiéis. “Há dois anos que não podíamos celebrar essa festa e hoje o povo veio acorrendo para celebrar e agradecer ao nosso Senhor as mensagens que Ele nos mandou através dos lábios puríssimos de Nossa Senhora para o coração santíssimo daquelas crianças de Fátima. Ali Nossa Senhora pediu oração de paz, penitência e que nós construíssemos um mundo e uma política com Deus, porque sem Deus não podemos nada. Tantas coisas estavam acontecendo naquela época e Nossa Senhora nos deixou essas mensagens que são muito atuais, pois nós estamos com essa guerra entre e a Rússia e a Ucrânia e novamente nós sentimos no coração o pedido de rezar pela paz”.

O arcebispo relembrou a consagração da Rússia e da Ucrânia, feita pelo papa à Nossa Senhora de Fátima, no dia 25 de março. “O Papa Francisco consagrou a Rússia e a Ucrânia à Nossa Senhora de Fátima e nós renovamos esse gesto, que Nossa Senhora nos conceda muita paz e alegria no coração e entre as nações”.

O pastor também falou sobre as outras intenções pelas quais a celebração foi realizada. “Oferecemos essa missa da Catedral por mais duas intenções: o trigésimo dia da Páscoa definitiva do sr. José Lopes, pai do nosso padre Anchieta, que partiu dessa vida, mas deu exemplo de tanta fé e tanto amor; e também os 166 anos da Congregação dos Sacramentinos, que agora tem uma casa na nossa Arquidiocese, Casa Formativa dos seus alunos da Filosofia. Queremos agradecer a Deus também por essa Congregação, que traz para a Igreja tantos benefícios e tantas bênçãos.”

Ao final da celebração, três crianças vestidas de pastorinhas, representando Lúcia, Jacinta e Francisco, e uma mãe participaram de um momento emocionante, que foi a coroação de Nossa Senhora de Fátima.

Confira as fotos em nosso Facebook.

Grupo São José necessita, com urgência, de doações para recém-nascidos

grupo sao joseO Grupo São José, responsável por atender gestantes em situação de vulnerabilidade social, está iniciando a sua campanha de arrecadação de cobertores para recém-nascidos, devido ao período de frio. De acordo com a coordenadora, Maria de Fátima Ribeiro, o grupo está precisando com urgência de cobertores, lã e casaquinhos de lã.

“Nós montamos o enxoval completo, desde sapatinho até a manta que cobre o bebezinho, quando solicitamos as doações, geralmente não especificamos o que estamos precisando, mas hoje nossa maior necessidade são cobertores, lã e casaquinhos de lã, todos voltados para os nossos bebês. Nossa obra já tem quase 30 anos e sempre procuramos ajudas e apoios para que nossas gestantes não fiquem sem amparo”, completa.

campanha_gruposaojose_site.pngAlém das doações urgentes solicitadas o grupo também recebe flanelas, malhas de algodão (podem ser retalhos), sapatinhos e outras roupinhas. As doações podem ser entregues na recepção da Catedral, na segunda e sexta: das 07h30 às 18h30, de terça a quinta: das 07h30 às 20h ou no sábado: das 07h30 às 16h30.

Grupo São José

O Grupo São José existe desde 1993 e já assistiu a centenas de mulheres. É o departamento responsável pelo atendimento, pela assistência psicológica e espiritual e formação para as gestantes mais necessitadas, em sua maioria, adolescentes.

Como ajudar

Você pode colaborar doando roupinhas, sapatinhos, meias, chupetas, fraldas, enfim, artigos novos ou usados para bebê. O grupo também aceita retalhos de tecidos, malhas, lã, linhas e fitas para a confecção dos enxovais.

Fiéis festejam Nossa Senhora de Fátima

FatimaNo próximo dia 13 de maio, os católicos celebram Nossa Senhora de Fátima, uma das devoções marianas mais populares do mundo. A veneração centenária a este título de Maria ficou conhecida após as aparições da Mãe de Jesus aos pastorinhos Francisco, Lúcia e Jacinta, na Cova da Iria, em Portugal.

Na Arquidiocese de Juiz de Fora, a data será lembrada em especial naquelas paróquias e comunidades que a homenageiam no nome. Na maioria dos locais, a novena teve início no dia 4 de maio.

na Catedral de Juiz de Fora, o Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, preside a Missa do meio-dia no dia 13 de maio. Mais tarde, às 19h, ele celebra nos Arautos do Evangelho, que também homenagearão a sua padroeira no dia dela.

Com informações do site da Arquidiocese de Juiz de Fora

Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video