Aviso: recesso de férias

recessoOlá, irmãos internautas!

É sempre um prazer recebê-los em nossa página para conferir as notícias, os eventos e as informações da nossa Catedral. Por isso, com muito carinho, estamos sempre atualizando-a com novidades para você!

Informamos que a partir de hoje, nosso site não será atualizado devido ao recesso de férias do departamento de comunicação. Mas a partir do dia 07 de março, voltamos a todo vapor, fiéis à nossa missão de evangelizar através de todos os meios de comunicação, levando a verdadeira Boa Nova a todos!

Caso tenha alguma dúvida ou algum assunto a ser tratado durante este período, entre em contato com a nossa recepção paroquial, pelo telefone (32) 3250-0700, de segunda a domingo, das 07h às 21h.

Contamos com sua compreensão!

Quarta-feira de Cinzas marca a abertura da Campanha da Fraternidade 2018

cinzas2A abertura da Quaresma e da Campanha da Fraternidade 2018 acontece na Quarta-feira de Cinzas, dia 14 de fevereiro. Na Catedral, será realizada uma missa solene às 19h, presidida pelo arcebispo, dom Gil Antônio Moreira.

No mesmo dia, também acontecem celebrações às 07h, 10h e 15h. Não haverá a missa de 12h e a Novena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Importância da celebração
Após o término do carnaval, os fiéis celebram a Quarta-feira de Cinzas, o primeiro dia da Quaresma. Neste dia, os fiéis são marcados na testa com as cinzas em forma de cruz ou as recebem um pouco sobre as suas cabeças, quando o sacerdote pronuncia a seguinte frase (à sua escolha): “Lembra-te que és pó e que ao pó voltarás!” ou “Convertei-vos e crede no Evangelho!”.

As cinzas vêm dos ramos bentos do Domingo de Ramos do ano anterior. Esse simbolismo relembra a antiga tradição do Oriente Médio de jogar cinzas sobre a cabeça como sinal de arrependimento perante a Deus. No Catolicismo Romano, é um dia de jejum e abstinência.

Significado da Quaresma
A Quaresma é o tempo litúrgico de conversão estabelecido pela Igreja para a preparação da grande festa da Páscoa, ressurreição de Cristo. Ela deve ser marcada pela oração, pela penitência, pela esmola e pelo jejum.

A Quaresma dura 40 dias; começa na Quarta-feira de Cinzas e termina no Domingo de Ramos. A cor litúrgica deste período é o roxo, que significa luto e penitência. Segundo o vigário paroquial, padre José Domício, a Quaresma é um tempo de conversão e de reconciliação com Deus e com os irmãos para a grande festa da Ressurreição de Jesus.

Via-Sacra: demonstração de amor

cristo-cruzgOração, reflexão e espiritualidade fazem parte de uma das atividades importantes que os fiéis experimentam durante a Quaresma, a Via-Sacra, que neste ano começa no dia 16 de fevereiro, sexta-feira.

A Catedral, como todos os anos, terá este momento em preparação para a festa mais importante do Catolicismo: a Páscoa, Ressurreição de Cristo.

A Via-Sacra acontece todas as sextas-feiras do período quaresmal, sempre antes da missa das 07h (às 06h15), e à noite, após a missa das 19h (às 19h45).

Venha com sua família e amigos participar deste momento que relembra a entrega, o amor e o sofrimento de Jesus Cristo e, além disso, a salvação de todo o povo cristão.

Via-Sacra

Realizada durante a Semana Santa e nas sextas-feiras do período da Quaresma, a Via-Sacra é um ato litúrgico celebrado pela Igreja Católica para relembrar a paixão e morte de Jesus Cristo. Durante a cerimônia, enquanto o presidente lê trechos dos Evangelhos, os católicos meditam diante de uma série de quadros que representam as principais cenas da saga de Jesus.

Esses quadros - ou estações, como são chamados - contam a trajetória de Jesus desde o momento de sua condenação até o seu sepulcro. Aparecem em sequência: a condenação; Jesus carregando a cruz; o encontro com Maria; a ajuda que recebeu de Simão Cirineu; as três vezes em que caiu; o consolo às mulheres de Israel; a ocasião em que Verônica enxugou seu rosto; o momento em que foi despido; sua crucificação; morte; a descida da cruz e, por fim, seu sepultamento.

Essa maneira de meditar teve origem no tempo das Cruzadas (século X). Os fiéis que peregrinavam na Terra Santa e visitavam os lugares sagrados da Paixão de Jesus, continuaram recordando os passos da Via Dolorosa de Jerusalém.

Com informações do Portal Canção Nova

Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video