Catedral recebe padre José de Anchieta como administrador paroquial no próximo domingo

pe anchietaNeste domingo, 11 de agosto, a Catedral recebe seu novo responsável, padre José de Anchieta Moura Lima. A missa de posse do administrador paroquial será presidida pelo arcebispo Dom Gil Antônio Moreira, às 10h.

Durante a celebração, monsenhor Luiz Carlos de Paula, pároco da igreja nos últimos 5 anos, que foi empossado como reitor do Seminário Arquidiocesano Santo Antônio, no dia 15 de julho, também será apresentado como vigário paroquial da Catedral.

Em entrevista, o padre Anchieta, como é conhecido, disse ter ficado muito feliz e agradecido pela confiança depositada nele. “Estar na Catedral para mim não é um privilégio, mas um serviço e uma responsabilidade e eu quero fazer isso da melhor forma possível. Venho pedir as orações de todos os leigos e de todos os padres e agradeço a confiança que Dom Gil depositou em mim, para eu assumir esse encargo da Igreja Mãe da Arquidiocese. ”

O sacerdote contou, ainda, o que sentiu ao receber o convite. “O sentimento que eu tive de ser chamado pelo Dom Gil para assumir como administrador paroquial da Catedral, primeiro foi de surpresa, depois de temor e de tremor como dizia São Paulo. Sei que vai ser um trabalho muito diferente, por ser no centro da cidade, são muitos desafios, muitas possibilidades novas é um outro jeito também de trabalhar a pastoral”.

Sobre a expectativa do trabalho que será realizado ele explicou que “primeiro vem um sentimento de confiança em Deus e de saber que Ele é fortaleza. Ele vai me guiando na força do Espírito Santo, do Evangelho, de Cristo Ressuscitado e também do inspirador Santo Antônio. Fico muito feliz de estar na Igreja Mãe da Arquidiocese, que tem como padroeiro o missionário Santo Antônio, tenho rezado muito pedindo a intercessão dele, para me ajudar a manter esse coração missionário”, completou.

Conheça a trajetória do padre Anchieta

O padre José de Anchieta Moura Lima nasceu no dia 02 de abril de 1958, na cidade de Guiricema, Minas Gerais, Zona da Mata. Foi batizado, fez a Primeira Comunhão e Crisma também nessa cidade. Com 14 anos ele veio para o Seminário Santo Antônio, onde passou 12 anos estudando, fez o Ensino Fundamental, o Ensino Médio e também os cursos superiores de Filosofia e Teologia.

A ordenação diaconal do então seminarista José de Anchieta aconteceu no dia 21 de abril de 1985, no bairro Santa Cruz, na época ele pertencia à Paróquia de Benfica. Foi ordenado padre no dia 04 de agosto de 1985, em Guiricema, na frente da Igreja Matriz Nossa Senhora da Encarnação. Portanto eu acabei de completar 34 anos de ministério. Ambas as ordenações foram feitas pelo Dom Juvenal Roriz.

O lema da ordenação que o padre Anchieta escolheu foi: “Quero ser livre para pregar o Evangelho”, baseado na primeira carta de São Paulo aos Coríntios que diz: “Ai de mim se eu não evangelizar” (1Cor 9, 16). “Lema que eu carrego comigo, aonde precisar eu estou disponível, não tenho escolha, nem opção”, explicou o sacerdote a respeito de sua missão.

Padre Anchieta atuou por 7 anos na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, no bairro Benfica em Juiz de Fora. Antes dessa paróquia ele passou por Nossa Senhora do Rosário (Bocaina de Minas-MG), Santo Antônio (Passa Vinte-MG), Santuário Senhor Bom Jesus do Livramento (Liberdade-MG), São Sebastião (Santos Dumont-MG), Nosso Senhor do Bonfim (Aracitaba-MG), Nossa Senhora da Conceição (Conceição do Formoso - Distrito de Santos Dumont-MG), São João Batista (São João da Serra - Distrito de Santos Dumont-MG), São Sebastião (Juiz de Fora-MG), Nossa Senhora da Assunção (Juiz de Fora-MG), Nosso Senhor dos Passos (Rio Preto-MG), Santa Bárbara (Santa Bárbara do Monte Verde-MG), São Sebastião (São Sebastião do Barreado – Distrito de Santa Bárbara do Monte Verde-MG), Nossa Senhora da Saúde (Juruti - Diocese de Óbidos, no Pará), na qual chegou a ser vigário, depois pároco e também formador do Propedêutico. No final de 2011, início de 2012 voltou para Juiz de Fora como vigário paroquial de Benfica e também como reitor do Seminário Menor e em 2015 foi nomeado pároco da Paróquia de Benfica.

Foto: Elias Arruda

Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video