Catedral Metropolitana acolhe toda a arquidiocese para celebrações especiais

27-10O próximo domingo (27) será um dia muito especial para a Igreja Particular de Juiz de Fora. A Catedral Metropolitana receberá fiéis de toda a Arquidiocese para a missa que marca alguns acontecimentos: abertura litúrgica do II Sínodo Arquidiocesano, encerramento do mês missionário extraordinário e admissão às ordens dos candidatos a diáconos permanentes e transitórios.

A celebração terá início às 15h e será presidida pelo arcebispo metropolitano, dom Gil Antônio Moreira. Em vista desse momento, não haverá missa, como de costume, às 16h, na Catedral.

Entendendo o que será celebrado:

– II Sínodo Arquidiocesano: ele será lançado oficialmente nesta data, pois “tem o objetivo de fazer primeiro esta leitura espiritual, celebrativa da caminhada da Igreja”, segundo Padre Vanderlei Santos de Sousa, CSsR, secretário do II Sínodo Arquidiocesano, portanto nada melhor do que o inicial seus trabalhos com uma celebração. O sínodo é instrumento para refletir sobre o que de bom havia sido construído até ali e o que faltaria construir. Lema que regerá as atividades será “Proclamai o Evangelho pelas ruas e sobre os telhados” (Mt 10,27).

– Mês Missionário Extraordinário: celebrado pela Igreja no mês de outubro, foi convocado pelo Papa Francisco com a finalidade despertar consciência nos fiéis, voltar os olhares para “transformação missionária da vida e da pastoral”. Até o momento, balanço parcial do mês é positivo, pela Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Missionária e Cooperação Intereclesial da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), pois foram distribuídas 25 mil cópias do Guia do Mês Missionário Extaordinário, a coleta também teve uma boa adesão, ficando assim o sentimento de que a proposta foi acolhida.

– Candidatos ao diaconato: Acontece a admissão das ordens de 25 candidatos a diáconos permanentes e três transitórios. Esses últimos serão ordenados padres em breve, são eles os seminaristas João Carlos Ventura de Oliveira, Kayo Cerqueira de Paiva, Leandro de Senna Monaia que receberam instituição do Ministério de Leitor a seminaristas, no dia 11 de março. Já os candidatos ao diaconato permanente, são homens de diversas paróquias que se preparam há quase quatro anos para a ordenação diaconal.

Fonte: Site da Arquidiocese JF

Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video