Comissão para a Juventude da CNBB disponibiliza materiais para o Dia Nacional da Juventude

DNJO Dia Nacional da Juventude (DNJ) de 2021 já divulgou seus materiais. A equipe de comunicação Jovens Conectados, da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), apresentou neste mês de agosto, o cartaz e o subsídio da edição deste ano do DNJ.

Há mais de trinta anos, a CNBB instituiu o Dia Nacional da Juventude (DNJ) no mês de outubro, motivando os jovens a serem uma Igreja em saída. Os bispos desejam que os jovens sejam evangelizadores de outros jovens. Todos os anos, um tema é proposto pelos jovens da coordenação nacional. Além disso, elaboram um subsídio com vários temas para que os grupos juvenis possam se aprofundar e depois juntos em um dia determinado pelo setor diocesano de juventude e seu bispo celebrar o DNJ.

Lema e cartaz

O DNJ deste ano traz como lema “Que sejam um!” (Jo 17,21). A proposta apresenta um convite à unidade, “que sejamos um em Cristo para que todos os jovens tenham vida”. O desafio na construção da arte, segundo os Jovens Conectados, era expressar esta unidade em um design funcional, autêntico, atrativo e expressivo que remetesse à juventude, esperança e a vida, a fim de melhor comunicar o Dia Nacional da Juventude 2021 no Brasil.

O cartaz foi pensado e confeccionado pela equipe de comunicação da Comunidade Kadosh, expressão juvenil pertencente às Novas Comunidades. A iniciativa de que os jovens de diferentes expressões elaborem o material tem sido aplicada nos últimos anos, “buscando a comunhão e a unidade” e “dando aos jovens o protagonismo da ação”.

Da Carta de São Paulo aos Coríntios, buscaram o trecho “Há diversidade de serviços, mas o Senhor é o mesmo; e há diversos modos de agir, mas é o mesmo Deus que realiza tudo em todos” (1 Cor 12, 4-6). A definição do Apóstolo sobre unidade, de acordo com os criadores do cartaz, “insiste em juntar palavras que são, aparentemente, opostas: diversidade e o mesmo, diversos e um só. Assim se firma a Unidade no plano de Deus”.

Material base

Também está disponível para download o subsídio de preparação para o Dia Nacional da Juventude 2021. Neste ano, a Coordenação Nacional de Jovens CEPJ-CNBB trouxe o lema “Que sejam um!” (Jo 17,21). É um convite à unidade, para que todos os jovens sejam um em Cristo e tenham vida.

O subsídio serve para ajudar a viver intensamente o DNJ. Há encontros com reflexão e oração, sempre fundamentados na Palavra de Deus; a Lectio Divina para partilhar a mensagem de Deus inserida na vida e na juventude; e dicas de ação concreta missionária, como exercício de solidariedade e desafio à capacidade de transformação, porque o jovem que crê faz a diferença. Clique aqui para acessar o arquivo.

Incentivo

O Setor Juventude da Arquidiocese de Juiz de Fora incentiva a todos para vivência do DNJ e a divulgação de tais materiais. “Proposta para sair do comodismo e do pessimismo que paralisa nossa vida e colocar Cristo novamente no centro, dando assim, movimento ao DNJ 2021. Pedimos que colaborem na divulgação, compartilhando subsídio e cartaz, em anexo, motivando os jovens de sua comunidade a refletir, celebrar e viver o Dia Nacional da Juventude. Certos de sua colaboração, agradecemos fraternalmente em Cristo”, divulgou o assessor do setor, Padre Luiz Roberto Magalhães Leite.

Fonte: site da Arquidiocese de Juiz de Fora, com informações da Diocese de Joinville e CNBB

Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video