‘Live’ abre oficialmente fase diocesana do Sínodo dos Bispos na Arquidiocese de Juiz de Fora

Lancamento-da-Fase-Diocesana-siteA Arquidiocese de Juiz de Fora promove, nesta quinta-feira (18), às 19h30, a live de lançamento da fase diocesana do Sínodo dos Bispos 2023. A etapa local teve início no dia 17 de outubro, durante Missa na Catedral Metropolitana, presidida pelo Arcebispo, Dom Gil Antônio Moreira. A data foi estabelecida pelo Papa Francisco para o começo dos trabalhos nas igrejas particulares de todo o mundo.

Desde então, a Comissão Arquidiocesana nomeada pelo Arcebispo vem se organizando para traçar um planejamento dos trabalhos diocesanos, que serão oficialmente abertos no evento virtual desta semana. Na oportunidade, os integrantes da Comissão explicarão como funcionará o processo de escuta em nossa Igreja Particular. “Nós já estamos bem familiarizados com a questão sinodal e sabemos que a palavra ‘sínodo’ traz consigo um espírito que está contido na Igreja, que devemos todos viver em comunhão, caminharmos juntos. Este Sínodo de 2023, que nós já estamos começando a preparar com a fase diocesana, vem ser um momento de celebração e de escuta, de discernimento e participação de todo o povo de Deus”, aponta o Auxiliar de Coordenação, Padre Kayo Cerqueira de Paiva.

O sacerdote explica melhor como será a metodologia. “Não se trata de um censo governamental, nem um questionário estatístico, não é um levantamento. A fase diocesana do Sínodo é um chamado de escuta. Serão gerados relatórios a partir de encontros celebrativos, os quais vão servir de base para a elaboração de uma síntese diocesana, que vai ser enviada para a CNBB [Conferência Nacional dos Bispos do Brasil]. Grande parte da riqueza dessa fase virá das discussões nas paróquias, nos movimentos laicais, nas escolas, universidades, congregações religiosas, comunidades cristãs de bairro, ações sociais, movimentos ecumênicos e inter-religiosos.” Segundo Padre Kayo, a Comissão Arquidiocesana está elaborando materiais para esses momentos, que precederão os encontros das foranias, chamados koinonia.

A live desta quinta-feira (18) contará com a participação de todos os integrantes da Comissão Arquidiocesana (confira abaixo os nomes), do Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, e do Padre Júlio César Resende, OSC, Assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e a Educação da CNBB e membro da Equipe de Animação do Sínodo Romano. Ele será o responsável pela reflexão acerca da Sinodalidade, destacando os temas “comunhão, participação e missão”, e por esmiuçar a proposta e o método do Sínodo dos Bispos 2023. Em seguida, será apresentado como funcionará o processo diocesano.

O evento virtual será transmitido ao vivo pelo Facebook e YouTube da Arquidiocese de Juiz de Fora.

Comissão para a fase diocesana do Sínodo dos Bispos 2023

Presidente: Dom Gil Antônio Moreira
Coordenador: Padre João Francisco Batista da Silva
Auxiliares de Coordenação: Padre Kayo Cerqueira de Paiva e Padre Felipe de Castro Costa
Secretários: Diácono Rafael Coelho do Nascimento e Diácono Robert César Teixeira

Fonte: site da Arquidiocese de Juiz de Fora

Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video