Assembleia Regional de Pastoral do Regional Leste 2 da CNBB chega ao final nesta quinta-feira

Assembleia-Regional-de-PastoralNa manhã desta quinta-feira (18) foi promovida uma Celebração Eucarística de encerramento da Assembleia Regional de Pastoral Leste 2 presidida pelo presidente, Dom José Carlos de Souza Campos; o secretário, Dom Geovane Luís da Silva; o vice-presidente do Regional Leste 3, Dom Paulo Bosi Dal’Bó e pelo secretário executivo do Leste 3, Pe. Roberto Marcelino de Oliveira.

Os (Arce)Bispos das (Arqui)Dioceses que perderam Padres, Diáconos e Bispo Emérito, recentemente, entraram na Capela carregando uma vela acesa em homenagem aos 25 falecidos. Além dos pastores que caminharam com o povo de Deus em Minas Gerais e no Espírito Santo, as 612 mil vítimas da Covid-19 em todo o Brasil foram lembradas na homenagem.

Na ocasião, a presidência agradeceu o serviço prestado pelo Pe. Roberto Marcelino nos últimos seis anos e acolheu o Pe. Rodrigo Souza da Silva, que dará continuidade nas ações do Regional a partir do próximo ano.

Resumo da Assembleia

O evento foi realizado em formato híbrido, com os Arcebispos, Bispos e Administrador diocesano reunidos na Casa de Retiros São José, em Belo Horizonte (MG), e os bispos eméritos, coordenadores diocesanos de pastoral, representante dos presbíteros, formadores, as coordenações de Pastorais, Movimentos e Organismos virtualmente.

As reflexões da Assembleia foram norteadas a partir do tema “Formação inicial e permanente do clero”. O Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, Presidente da Comissão de Comunicação e Cultura do Regional, participou da Assembleia e fez um balanço do encontro. “A primeira parte constou de estudos sobre a vida do presbítero, sobre acompanhamento psicológico em casos especiais e sobre estatística sobre incidência da covid-19 sobre o clero. Os estudos muito proveitosos, de muita utilidade para nós bispos, e também para os padres que estavam acompanhando de casa. Depois também tivemos também uma parte pratica em que organizamos o calendário de 2022, com reuniões presenciais, se possível”.

Logo no primeiro dia do encontro, a Comissão para Comunicação e Cultura do Regional Leste II da CNBB, decidiu prestar justa homenagem ao Padre Andrey Cássio Nicioli Silva, da Arquidiocese de Pouso Alegre, falecido em 18 de outubro de 2021, criando o prêmio anual que terá como título “Concurso de Comunicação Padre Andrey”.

No segundo dia, o destaque foi o painel sobre a “Conjuntura Eclesial da CNBB, Assembleia Geral e o Sínodo”, sob a assessoria de Dom Ricardo Hoepers, bispo da Diocese de Rio Grande (RS) e bispo referencial da Pastoral Familiar.

Para o Arcebispo de Juiz de Fora, o estudo sobre o Sínodo, que visava instruir as dioceses para promoverem a fase diocesana em preparação para o Sínodo dos Bispos, foi chamou a atenção. “A participação dele foi muito interessante, porque foi um diálogo muito fácil com ele. Também pediram para eu dar um testemunho sobre o nosso sínodo arquidiocesano e expliquei sobre o I e II Sínodo”, contou o Pastor.

O terceiro e último dia, foi dedicado a Sessão reservada entre os participantes, no Salão São José e posterior encerramento das atividades. O evento contou com celebrações diárias, presididas pelos Bispos e Arcebispos participantes.

Dentre as importantes pautas tratadas ao longo dos dias estão: a Assembleia Latino-Americana, que acontecerá na próxima semana; o desmembramento da comissão bíblico-catequética; a despedida dos bispos do estado do Espírito Santo, devido a instalação do Regional Leste 3 no próximo mês.

Em virtude do desmembramento do Regional Leste 2, foram realizadas eleições para substituir alguns membros de comissão e da diretoria. Novos membros eleitos: Dom Esmeraldo Barreto de Faria (Bispo de Araçuaí) – Vice-presidente; Dom José Eudes Campos do Nascimento (Bispo de São João del-Rei) – Presidente da Comissão de Bens Cultural; Dom Darci Nicioli (Arcebispo de Diamantina) – Membro do Conselho Fiscal;

Além disso, foram recebidos e apresentados os novos bispos eleitos recentemente: Monsenhor Lauro Sérgio Versiani Barbosa, Monsenhor de Oliveira Medeiros e Monsenhor Joel Maria dos Santos.

Fonte: site da Arquidiocese de Juiz de Fora, com informações do Regional Leste 2 e Rádio Catedral de Juiz de Fora

Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video