Vida de consagrados e consagradas é celebrada na Festa da Apresentação do Senhor

DSCN1327A Catedral de Juiz de Fora recebeu, no dia 02 de fevereiro, representantes de congregações religiosas e novas comunidades para a Missa em recordação ao 26º Dia Mundial da Vida Consagrada. A Eucaristia foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, e concelebrada por padres religiosos, além do Vigário Paroquial, Padre Luiz Carlos Vitório.

Como acontece tradicionalmente no Dia da Apresentação do Senhor, quando também é lembrada a devoção à Nossa Senhora das Candeias, da Luz, da Purificação ou da Candelária, a Celebração Eucarística começou com a bênção das velas, na porta principal da igreja, e seguiu com uma pequena procissão até o altar. Dom Gil explicou o motivo de a vida consagrada ser celebrada neste dia, por iniciativa do Papa Paulo VI, hoje santo. “Aquela consagração que o próprio Filho de Deus quis participar continua na Igreja, através da consagração de vida dos nossos religiosos e religiosas”, afirmou.

O Arcebispo ainda ressaltou a importância dos consagrados em nossa Igreja Particular. “A presença dos religiosos é uma grande força em nossa Arquidiocese no sentido da evangelização, da Pastoral, do Sínodo; trabalham muito e trabalham bem, sejam os homens, sejam as mulheres. Mas eles representam muito mais por aquilo que são, o testemunho de vida consagrada, totalmente dedicada a Deus.”

De acordo com o Coordenador do Núcleo de Juiz de Fora da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), Frei Carlos Roberto de Oliveira Charles, OFMConv., “a Festa da Luz lembra que a vida religiosa consagrada é uma refração da luz que é Jesus, o Ressuscitado que ilumina a nossa vida, que nos traz o evangelho, nos faz construir o Reino de Deus. Por isso, os religiosos e religiosas são chamados a ser, no mundo, esta luz que ilumina o mundo a partir da vivência do evangelho, da vida comunitária em fraternidade.”

O frade franciscano ainda falou da variedade de carismas presentes na Arquidiocese de Juiz de Fora. “Como diz o Papa Francisco, onde estão os consagrados, há alegria. A gente vê a alegria manifesta também na nossa Arquidiocese pela diversidade de carismas, de grupos, de comunidades que estão a serviço da evangelização através do testemunho – seja nos hospitais, nas escolas, nas paróquias, nos serviços às pessoas em situação de rua; todas essas pessoas estão, de fato, sinalizando o Reino de Deus na sua diversidade”, afirmou.

O Superior Provincial dos Redentoristas, Padre Nelson Antônio Linhares de Souza, CSsR, apontou que a consagração que religiosos e religiosas fazem diante de Deus vem através dos votos de pobreza, castidade e obediência. “Esses votos são apenas meios da grande consagração, ou seja, da entrega da vida do religioso e da religiosa para Deus. É próprio do religioso a vida em comum, a vida de oração e também o contato com o povo, além das irmãs e também dos monges contemplativos, que têm uma vida mais interna, mais enclausurada.” O sacerdote ainda fez um relato de sua experiência. “Eu sou missionário redentorista há 34 anos, e como redentorista eu sou chamado a anunciar o Redentor, o Salvador, o Libertador. Isso me deixa muito feliz e me realiza como pessoa. Então, celebrar o Dia Mundial da Vida Religiosa significa renovar a minha consagração a Deus.”

Vale a pena destacar que a vida consagrada também contempla os leigos que fazem parte de institutos religiosos, contemplativos, seculares, entre outros. É o que explica Frei Carlos Charles. “Existe a vida religiosa tradicional, que é feita pelos conselhos evangélicos, e, agora, como o Espírito suscita entre nós novos rumos, nós temos acolhido na Igreja as novas comunidades de vida e missão, que são compostas de leigos que estão inseridos no mundo, mas têm essa consagração pessoal e comunitária. É o novo rosto, o novo formato da vida religiosa”, finalizou.

Ao final da celebração, Dom Gil Antônio Moreira deu a bênção da garganta aos presentes e aos que acompanhavam ao vivo pela WebTV “A Voz Católica”, recordando o Dia de São Brás, celebrado na quinta-feira (3).

Clique aqui e confira as fotos da celebração.

Fonte: site da Arquidiocese de Juiz de Fora

Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video