Arcebispo Metropolitano orienta Clero para as celebrações da Semana Santa

Semana-Santa-2021-2Na manhã desta quinta-feira, 7 de abril, o Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, enviou ao Clero Arquidiocesano um documento contendo as orientações para as celebrações da Semana Santa de 2022. A mensagem oficializa as indicações que já haviam sido passadas a padres e diáconos na reunião do dia 15 de março.

Na introdução do texto, o Arcebispo de Juiz de Fora comemora a ampla adesão da população brasileira às vacinas e a consequente diminuição de casos de Covid-19. Dom Gil ainda aponta que todas as medidas anunciadas por ele levam em consideração os protocolos do Programa Juiz de Fora pela Vida e do Plano Minas Consciente, além das direções dadas pela Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos. “Convidamos todos a atitudes prudentes, evitando gestos e comportamentos que sejam potencialmente arriscados a si e a outrem”, escreveu o Pastor Arquidiocesano.

O Arcebispo indica que as igrejas poderão ter 100% de sua capacidade ocupada e que está autorizada a realização de procissões e de mutirões de confissão. Referindo-se especificamente das celebrações que marcam a Semana Maior, Dom Gil Antônio Moreira confirmou a realização da Missa dos Santos Óleos, que reúne todo o Clero Arquidiocesano na manhã da Quinta-feira Santa. Além disso, orientou quanto ao rito do Lava-pés e do chamado “beijo na Cruz”.

Clique aqui e confira a íntegra do documento.

Fonte: site da Arquidiocese de Juiz de Fora

Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video