Missa e pequena Procissão do Depósito são realizadas na Segunda-feira Santa, na Catedral

procissao depositoA Segunda-feira Santa, na Catedral, foi marcada por missa presidida pelo arcebispo metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, e por uma pequena Procissão do Depósito, que fez a transladação da imagem de Nossa Senhora das Dores de dentro Catedral para o salão ao lado da igreja, do qual sairá hoje para a Procissão do Encontro. A missa foi concelebrada pelo nosso administrador, padre Anchieta, e pelo vigário geral da Arquidiocese e diretor do Seminário Santo Antônio, monsenhor Luiz Carlos.

Em entrevista à WebTV A Voz Católica, o arcebispo falou sobre a celebração do dia. “Segunda-feira Santa, nós meditamos sobre Maria, irmã de Lázaro, que lava os pés de Jesus com perfume de nardo caríssimo e enxuga-os com os seus cabelos e ao lado está Judas que desconfia da mulher e de Jesus e concebe no seu pensamento uma afronta a Cristo, que aquele perfume estava sendo desperdiçado lavando os pés de Jesus, melhor seria vendê-lo e dar dinheiro aos pobres. É uma mentira de Judas, ele é um mentiroso, começou a trair a Jesus desde cedo e depois culminou com a venda de Cristo por 30 moedas, ele não tinha dó dos pobres e pensava muito mais em si. Mas nós estamos diante dessas duas figuras, da amizade autêntica, da fidelidade total de Maria e do fingimento e da hipocrisia de Judas”, esclareceu.

Dom Gil destacou também a mensagem desta Segunda-feira Santa. “É um momento de nós pensarmos e pedirmos ao nosso Senhor que nos proteja, para que não caiamos na mínima hipocrisia, porque pequenas hipocrisias podem levar a grandes sacrilégios. Então esta é a grande mensagem de hoje, ter amizade sincera, dar tudo o que podemos a Deus, porque nós devemos tudo à Ele e Ele não deve nada a nós, dar o perfume do nosso amor, da nossa misericórdia, da nossa caridade para com os pobres. Tudo isso é perfume que Jesus coloca no nosso coração, assim como a mulher ajoelhou para lavar os pés de Jesus, Jesus mesmo na Quinta-feira vai lavar os pés dos apóstolos, por isso é um gesto sagrado, servir ao irmão e estar à disposição do irmão, com amor no coração”.

Clique aqui e confira as fotos.

Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video