Celebração do Anúncio da Páscoa reúne centenas de fiéis na Catedral

vigilia pascal 1No coração de Juiz de Fora, na Catedral Metropolitana, a celebração mais importante da vida dos cristãos aconteceu no Sábado Santo. A solenidade teve início na área da externa na entrada principal da igreja para benção do Fogo Novo e do Círio Pascal. Na sequência da liturgia, a luz de Cristo, representada pelo fogo, foi entregue a cada pessoa presente no templo, iluminando toda a igreja.

A Eucaristia foi presidida pelo Vigário Geral da Arquidiocese, Monsenhor Luiz Carlos de Paula, e concelebrada pelo Administrador Paroquial da Catedral, Padre José de Anchieta Moura Lima, e pelo Vigário Paroquial, Pe. Danilo Celso de Castro. Também contou com a presença da diáconos permanentes da Paróquia Santo Antônio.

Na homilia, o Vigário Geral começou expressando sua alegria com a ocasião e recordando que a liturgia da noite celebra o fato mais importante da história da salvação, o mistério mais profundo da fé católica: a ressurreição do Senhor Jesus. Além de ser a liturgia mais solene e rica de todo o ano litúrgico. Em vista disso, ele pontuou os momentos vividos na celebração (liturgia da luz; proclamação do hino da vitória pascal; benção e aspersão da água e memorial da paixão e morte do senhor) discorrendo sobre cada um deles.

vigilia pascal 2Segundo ele, a ressurreição de Cristo prova que sua doutrina e sua obra são divinas, e, consequentemente, prova a fé católica. Também por isso, ele afirma que a Páscoa não é apenas a comemoração de um fato passado. “Cada festa pascal deve ser um novo apelo de Deus, que nos chama a morrermos com Cristo e nos separarmos do homem velho, do homem do pecado, a fim de nos revestirmos do homem novo e ressurgir para uma vida nova na graça e na santidade. Essa páscoa deve ser vivida a cada dia”, explicou o sacerdote.

Em entrevista, Monsenhor Luiz Carlos ainda comentou sobre a participação dos fiéis na “mãe de todas as vigílias”, depois de dois anos. “Nos alegra o coração é uma emoção ver o retorno das pessoas, e nesta vigília com tanta participação com tanta alegria, com tanta fé, tanto amor, agradecendo a Deus porque ele nos salvou. Jesus está vivo! Aleluia!”

Nesta Vigília Pascal não foram administrados batismos, mas foi feita a renovação das promessas batismais e as leituras foram reduzidas. Após a comunhão, houve uma breve Adoração ao Santíssimo Sacramento e a celebração foi encerrada com a procissão do Santíssimo no adro da Catedral.

Confira mais fotos desta Eucaristia clicando aqui.

Fonte: site da Arquidiocese Juiz de Fora

Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video