Advento é tempo de recomeçar na humildade e simplicidade de Jesus, diz Pe. João Paulo Teixeira

1 domingo advento 2A primeira vela da Coroa do Advento foi acesa neste 27 de novembro, o primeiro domingo do Advento. Na missa na Catedral Metropolitana, o Pároco, Padre Joao Paulo Teixeira Dias, exortou os católicos a estarem presentes neste período de espera e vigília. Segundo ele, o "recomeço de vida nova" “na humildade e simplicidade que Jesus nos traz”.

Padre João Paulo destacou que está aberta a porta para enfrentar o desafio de começar novamente em meio aos questionamentos e dificuldades impostos pelo contexto da pandemia.

“É tempo de recomeçar, recomeçar a vida, recomeçar a fé, com esse grande entusiasmo, ou seja, com essa presença e a graça do Espírito Santo de Deus, nossa força, nosso ânimo, nossa luz, pois muitas vezes ainda somos desafiados a recomeçar. Nós ainda estamos vivendo esse tempo difícil da pandemia, sabemos que este tempo trouxe a muitos corações sentimento de tristeza, de desânimo, até mesmo na fé, na vida e o maior desafio que trazemos para o nosso recomeço é compreendermos a beleza de estarmos aqui neste 1º Domingo do Advento, dia do Senhor, para como Igreja, ou seja, para como família de Deus reiniciarmos o nosso caminho de fé. ”

O sacerdote destacou ainda que é o momento de tirar de nós tudo que é velho e abre espaço para o novo e para o amor de Deus. “O recomeço nos traz vida nova para deixar aquilo que é velho em nós, ou seja, aquilo que já está ultrapassado, aquilo que por muitas vezes nos afastou dos caminhos de Deus ao longo do ano que se passou e com o coração renovado pela graça de Deus, pela sua misericórdia, pelo sacramento da reconciliação, nós aqui estamos como que novos, como crianças e devemos estar felizes, alegres. ”

Oração e vigília

Segundo o pároco da Catedral, o Advento é um momento em que os católicos devem estar vigilantes à espera da chegada de Deus. “Não sabemos a hora, não sabemos o momento em que Ele vai voltar, vai chegar. O Evangelho apresenta o exemplo do ladrão, se nós soubéssemos o momento em que o ladrão vai invadir a nossa casa, com certeza estaríamos preparados, esperando para defender a nossa casa, nossa família e é deste modo que Deus virá em sua hora e em seu tempo. Não sabemos a hora, se soubéssemos com certeza poderíamos fazer uma programação de conversão e de transformação do nosso coração, seria hoje, será amanhã, não sabemos, por isso a vigilância, por isso a atenção para que o nosso coração a cada dia possa estar sempre mais voltado para a misericórdia e a graça do nosso Deus, o Pai. ”

Padre João Paulo Teixeira Dias destacou que os católicos precisam superar a distância imposta pelo período pandêmico e estarem presentes neste momento do Advento. “O maior desafio nosso agora no Advento, neste recomeço, é reconhecermos a importância de estarmos aqui reunidos como Igreja no dia do Senhor, porque muitos não voltaram, muitos estão desanimados, muitos se afastaram e não retornaram à Igreja, à comunidade fé para louvar o nosso Deus.

É claro que, por razões de saúde e de cuidados, podemos participar da nossa casa, mas se não temos estes motivos o Domingo é o dia do Senhor e para Ele devemos dedicar todo este dia, o nosso lugar é estar aqui como Igreja na presença de Deus. ”

1 domingo adventoVerdadeiro significado do Natal é Jesus Cristo, reforça Padre João Paulo

O pároco da Catedral explicou que o Advento tem duas etapas. As primeiras semanas, até 17 de dezembro, são um período de reflexão e preparação. Depois disso, os católicos são convidados a se educarem sobre o verdadeiro significado do Natal: a simplicidade de Jesus na manjedoura.

“A segunda parte do tempo do Advento é a recordação do Natal do Senhor e aqui quero dizer uma palavra um pouco forte, me desculpem, mas precisamos vencer, às vezes, essa infantilidade que temos no tempo do Natal, pois o Natal é muito mais profundo do que as decorações e ornamentações que fazemos, Natal é Jesus Cristo, é o Senhor Deus Menino que veio ao nosso encontro, que habitou o seio da Virgem Maria. E como é importante entendermos que Natal não são somente aquelas realidades que fazemos de ceias, de cumprimentos e de presentes, Natal é Jesus Cristo, na sua simplicidade, humildade e pobreza, é o Presépio, é o Senhor. ”

Padre João Paulo ressaltou que o tempo está passando rápido. Portanto não podemos perder momentos de reflexão que vão nos ajudar a seguir no caminho para estar juntos a Jesus. “Não sei se vocês vão concordar comigo, mas o nosso tempo está abreviado e esta Coroa quando você perceber, ela estará toda acesa e já estaremos aqui celebrando o Natal, a Epifania do Senhor e o seu Batismo, por isso é preciso pensar agora se queremos celebrar verdadeiramente o Natal de Jesus, para fazermos desde hoje o balanço da nossa fé. É preciso retirar do nosso coração aquilo que nos incomoda, nos entristece e aquilo que, muitas vezes, tem nos afastado do amor de Deus, aos irmãos. Como fazemos no fim de ano, aquela limpeza e organização da nossa casa, do nosso guarda-roupa, nós precisamos fazer isso internamente, com momentos de oração, de meditação. ”

Mensagem do Papa Francisco sobre o Advento

Nesta abertura do tempo litúrgico que nos prepara para o Natal. Papa Francisco recordou no Angelus a "bela promessa que nos introduz no tempo do Advento: «Virá o teu Senhor». Este é o fundamento da nossa esperança, é o que nos sustenta também nos momentos mais difíceis e dolorosos da nossa vida".

Saiba mais no Vatican News

Fonte: site da Rádio Catedral Juiz de Fora

Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video