Igreja Católica celebra Festa da Apresentação do Senhor no Templo

02-02 apresentacao senhorQuarenta dias depois do Natal, a Igreja Católica celebra no dia 02 de fevereiro, quinta-feira, a Festa da Apresentação do Senhor. Na Catedral Metropolitana, teremos missas com bênção das velas, às 07h e 12h, pedimos que cada pessoa traga a sua vela para ser abençoada. Aproveitamos para informar também que no horário das 19h não teremos bênção das velas, devido à missa de especial de formatura.

A Festa da Apresentação do Senhor lembra o cumprimento, por Maria e José, de um preceito hebraico que dizia que, quarenta dias após dar à luz, a mãe deveria passar por um ritual de “purificação” e consagrar o filho primogênito ao Senhor, no Templo.

A Igreja também recorda neste dia uma antiga devoção em que uma procissão luminosa relembrava o trajeto de Maria ao templo, por isso, a celebração de Nossa Senhora das Candeias ou Nossa Senhora da Candelária ou ainda Nossa Senhora da Luz neste dia.

Na liturgia atual a celebração recorda principalmente a figura de Jesus, mas manteve a tradicional bênção das velas dessa antiga tradição. O rito também tem origem nas palavras de Simeão referindo-se ao Menino, “Luz para iluminar a nações e glória de Israel, teu povo” (Lc 2,32).

Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video