Primeira Missa de Maria Mãe da Igreja, como padroeira da Província Eclesiástica de Juiz de Fora, acontece na Catedral

maria mae igrejaNossa Senhora Mãe da Igreja é celebrada sempre na segunda-feira após o dia de Pentecostes, é uma festa móvel. Neste ano, a data foi na última segunda-feira do mês de maio, dia 29. Essa comemoração de Maria Mãe da Igreja, como padroeira da Província Eclesiástica de Juiz de Fora, aconteceu pela primeira vez na Catedral Metropolitana de Juiz de Fora, com a missa festiva presidida pelo nosso Arcebispo, Dom Gil Antônio Moreira, na qual participaram todos seminaristas de Juiz de Fora, de Leopoldina e de São João del-Rei, representantes do clero das três Dioceses e, também marcou presença, o Coral Benedictus.

Dom Gil demonstrou a sua satisfação e destacou detalhes da grande festividade. “Essa celebração encheu o nosso coração de alegria. Nós pedimos ao Papa Francisco para termos o privilégio de ter Maria Mãe da Igreja como padroeira da nossa Província, já que a Província ainda não tinha escolhido a sua padroeira e ele nos enviou um decreto no dia 23 de janeiro passado. Em 29 de maio de 2023 é a primeira data em que nos reunimos para celebrar a festa de nossa padroeira, que ela interceda junto de Deus pela nossa Província Eclesiástica, conseguindo muitas vocações sacerdotais e vocações laicais para o crescimento do Reino de Deus”, finalizou com entusiasmo.

O Reitor do Seminário Maior Nossa Senhora de Guadalupe, da Diocese de Leopoldina, Padre Antônio Marques de Queiroz, explicou que “durante toda a celebração conduzida por Dom Gil, com muita espiritualidade, eu me lembrava de São Luís Maria Grignion de Montfort, quando ele nos fala que na ordem natural das coisas nós temos uma mãe e na ordem sobrenatural Deus nos dá uma Mãe, Ele nos dá a melhor mãe que é a sua própria Mãe. Então durante essa missa eu pude realmente rezar em meu coração com a consciência amorosa de que Maria é a melhor mãe que nós temos, a Mãe de Deus, nossa Mãe, Mãe da Igreja. Hoje tomamos ainda mais consciência da importância da intercessão da Virgem Maria, nossa Mãe”.

Para o Reitor do Seminário São Tiago, Diocese de São João del-Rei, Padre Javé Domingos, foi uma alegria muito grande a participação de sua Diocese nesta Santa Missa. “Unidos aos irmãos de Juiz de Fora e de Leopoldina celebrando assim a nossa fé, a nossa fraternidade e Nossa Senhora, que passa a ser nossa padroeira, ela que acolheu a Igreja nascente no alto da Cruz e, também, em Pentecostes, ela possa acolher as nossas Igrejas Particulares e nos guiar no caminho do Evangelho. É uma alegria ter Nossa Senhora em nossas vidas e também na proteção de nossas Dioceses”, destacou.

Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video