Arquidiocese recebe homenagem na Câmara Municipal de Juiz de Fora

Centenario-Diocesano-Amare-1Na próxima quarta-feira, dia 28 de fevereiro, será realizada, na Câmara Municipal de Juiz de Fora, uma sessão solene em comemoração aos cem anos de criação da Diocese de Juiz de Fora, completados no dia 1º de fevereiro deste ano. A solenidade, marcada para as 19h30, no Plenário do Legislativo, será aberta ao público e transmitida ao vivo pelo canal da JFTV Câmara no YouTube.

O requerimento foi feito pelo vereador Juraci Scheffer em 10 de julho de 2023, sendo aprovado pelos demais parlamentares. Em seu pedido, o vereador aponta a importância da Arquidiocese de Juiz de Fora na vida e na história da cidade e de toda a Região da Zona da Mata Mineira. “Contribuindo de forma eficaz para formação da fé por meio do ensinamento dos valores cristãos e evangélicos em vista do bem-estar humano, pessoal e espiritual dos fiéis e de toda a população de nossa cidade”, afirma Juraci Scheffer.

O parlamentar ainda cita os frutos que a Igreja juiz-forana ofereceu ao Brasil. “Queremos ainda render nossas homenagens e considerações aos bispos filhos da nossa Igreja Particular da Arquidiocese de Juiz de Fora, vocacionados para levar a Boa Nova do Evangelho e do Reino de Deus a outros lugares e outros corações, por Mercê de Deus e da Santa Igreja, nossos pastores Dom Eurico dos Santos Veloso, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues, Dom João Justino de Medeiros Silva e Dom Roberto José da Silva, frutos da ação da Igreja por meio da nossa então Diocese, hoje Arquidiocese, ao longo da sua missão e da sua presença no meio de nós, e que continua a atuar de forma permanente no despertar de muitas vocações, sejam elas presbiterais, diaconais e religiosas, para dar continuidade à sua missão que lhe foi confiada pelo próprio Jesus Cristo.”

O Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, que receberá a homenagem em nome da Arquidiocese, também foi lembrado pelo vereador. “Atualmente Dom Gil Antônio Moreira continua à frente da Igreja Particular de Juiz de Fora na qualidade de pastor e bispo, zelando pelo bem, pela santificação e pela salvação desta parcela do Povo de Deus a ele confiado, manifestando o amor e a misericórdia de Deus aos seus filhos e filhas, especialmente por meio do anúncio do Evangelho de Jesus Cristo, da celebração dos sacramentos e do exercício da caridade fraterna e solidária que defende e promove a vida como dom e primazia de Deus”, diz o texto.

Diploma de Honra ao Mérito

Além da sessão solene, a Arquidiocese de Juiz de Fora ainda pode receber, da Câmara Municipal, o Diploma de Honra ao Mérito. A proposição foi feita pelo vereador Luiz Otávio Fernandes Coelho (Pardal) no dia 29 de janeiro deste ano, também por ocasião do Centenário Diocesano e da festa que seria promovida nos primeiros dias de fevereiro.

“Por essas razões, dentre outras de fácil compreensão, contamos com a aprovação desta Proposição pelos Senhores Vereadores, aos quais agradecemos antecipadamente”, escreveu o parlamentar na justificativa do projeto, que está em trâmite para aprovação na Casa Legislativa.

Fonte: site da Arquidiocese de Juiz de Fora

Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video