Igreja Particular de Juiz de Fora é homenageada pela Câmara do principal município da Zona da Mata

DSCN4021Na noite da última quarta-feira, dia 28 de fevereiro, importância da Igreja na vida do povo de Juiz de Fora foi reconhecida na Câmara Municipal. O Centenário da criação da Diocese de Juiz de Fora foi tema de uma sessão solene no plenário legislativo. Com a presença do Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, representantes dos padres, diáconos, religiosos e leigos, a sessão deu espaço para o povo conhecer mais a história desta Igreja Particular e reconheceu publicamente sua contribuição para a sociedade.

A iniciativa partiu do vereador Juraci Scheffer e foi aprovada, de forma unanime, pelos parlamentares. “É mais que justo e necessário que nós façamos esse reconhecimento público da Câmara Municipal, como é a casa do povo, aqui nós falamos em nome dos 600 mil moradores de Juiz de Fora e de uma região de mais de um milhão de pessoas que é da zona da Mata e Vertentes, onde a nossa Igreja está fincada, onde ela tem as suas raízes de fé, então, nós aqui manifestamos esse momento de espiritualidade, de oração, pelo centenário da nossa diocese”, justificou ele.

DSCN3980-300x225Estiveram presentes na sessão diversos membros do clero e alguns fiéis. Entre eles, Padre João Paulo Teixeira Dias, Padre Antônio Camilo de Paiva, Padre Dione César de Oliveira Goulart, Diácono João Roberto da Silva, Irmã Marta Francisca Lopes, e Teresa Cristina Coelho Pires, representando toda a igreja.

Em entrevista, o Reitor do Seminário Arquidiocesano Santo Antônio e Vigário da Catedral, Padre Camilo, comentou sobre o significado da homenagem. “Quando o poder legislativo reconhece isso, que é a casa do povo, significa que a população juiz-forana reconhece o trabalho da Igreja que já foi feito, que está fazendo e que ainda vai fazer”.

Ele ainda deu um exemplo da contribuição da Arquidiocese. “Neste ano [inspirados] pela Campanha da Fraternidade sobre amizade social, a Igreja quer ser essa ponte que une e todo o desenvolvimento da nossa diocese foi de amizade com os poderes constituídos. Queremos ser na amizade com a Câmara, na amizade com a Prefeitura, com todos os poderes constituídos da cidade, um exemplo para o mundo em guerra, que é possível amar, é possível estabelecer amizades pensando diferente, crendo diferente. Então, aí fica esse legado da Igreja, que transcende palavras”.

“A Igreja existe para os outros”, recorda Dom Gil

Ao longo da sessão a história da diocese de Juiz de Fora foi contada por diferentes ângulos, seja do político que também é católico, seja por nosso Pastor que também é historiador. Em imagens, foram apresentados alguns dos trabalhos social, pastoral, formativo que impulsionam a cidade como um todo.

DSCN4007-300x225Durante sua explanação na Câmara, o Arcebispo lembrou que a Igreja não existe para ela mesma, pois isso em suas últimas palavras aos Apóstolos, Jesus os enviou pelo mundo “Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura” (Mc 16, 15). “A Igreja esteve sempre presente no meio social. Esse ano, por exemplo, celebra a Campanha da Fraternidade com esse tema amizade social. A Igreja não se compreende apenas dentro de seus próprios limites e dentro de suas próprias sacristias. A Igreja existe para os outros, para o mundo, para evangelizar o mundo, para salvar as pessoas”, afirmou Dom Gil.

Também foram citadas algumas das iniciativas da Arquidiocese que contribuíram com a sociedade, como Associação Pão de Santo Antônio, Fazenda da Esperança, Instituto Padre João Emílio, dentre outras. “Ela é representativa na formação acadêmica, da teologia, da filosofia, ela é representativa também do nosso episcopado; quantos bispos saíram de formados aqui do Seminário Santo Antônio e hoje tem posições relevantes em todo o Brasil?! Inclusive com o Dom Walmor, que foi presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Dom João Justino, o próprio Dom Gil Antônio, que coordena hoje o Terço dos Homens Nacional, quer dizer, são quase um milhão de pessoas rezando o terço, cem mil nesse último evento que teve em Aparecida”, comentou Juraci.

DSCN3969-300x225O Presidente da Câmara, ‘Zé’ Marcio Garotinho, encerrou a solenidade parabenizando a Arquidiocese e todos membros deste corpo. “100 anos de fé, esperança e amor marcaram a história de nossa cidade e moldaram a nossa identidade enquanto comunidade. Nesta casa legislativa, placo das decisões que impactam a vida de todos os juiz-foranos, prestamos nossa justa homenagem à Arquidiocese reconhecendo sua inestimável contribuição para o desenvolvimento social, cultural e espiritual do nosso município. Hoje a Câmara homenageia todos aqueles que dedicaram suas vidas a construção da Arquidiocese de Juiz de Fora”.

Fonte: site da Arquidiocese de Juiz de Fora

Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video