Fiéis lotam a Catedral para a Missa dos Santos Óleos

IMG 0350Na manhã desta quinta-feira santa (17), mais de 100 padres e centenas de fiéis se reuniram na Catedral Metropolitana de Juiz de Fora, às 9h, para a missa dos Santos Óleos, presidida pelo Arcebispo Metropolitano Dom Gil Antônio Moreira.

Durante a Semana Santa, a quinta-feira é a data em que os sacerdotes renovam seus votos e recebem os Santos Óleos (óleos dos enfermos, dos catecúmenos e do crisma), que serão utilizados nas unções ao longo do ano.

Na homilia, Dom Gil proferiu suas palavras especialmente ao clero. “Recordamos hoje o sacerdócio de Cristo, que se espalha por todos os féis através do batismo. Temos ainda o sacerdócio ministerial, uma dádiva de Deus a nós, padres. Hoje é o dia em que devemos agradecer a Ele pela nossa vocação”. O pastor ainda citou a Exortação Apostólica Evangelii Gaudium, do Papa Francisco, na qual o pontífice ressalta a alegria de ser padre.

IMG 0347Também lembrou algumas passagens do Documento Sinodal, fruto do I Sínodo Arquidiocesano de nossa Igreja Particular, que traz uma orientação sobre o trabalho pastoral nas Paróquias. Dom Gil finalizou inspirado na Constituição Dogmática Lumen Gentium, principal documento do Concílio Vaticano II, que traz as três funções principais de um sacerdote: “Evangelizar, comunicando a palavra de Deus aos fiéis; apascentar o rebanho, coordenando os trabalhos e levando paz aos corações de cada um; e presidir os sacramentos, a liturgia de nossa Igreja. Estas três funções definem a nossa identidade de sacerdote”, concluiu.

Ainda nesta quinta-feira, será realizada a celebração da Ceia do Senhor e Lava-Pés. Esta missa relembra o episódio da Última Ceia, na qual oferece a Deus-Pai o seu Corpo e Sangue sob as espécies do Pão e do Vinho, e os entrega para os Apóstolos para que os tomassem, mandando-lhes oferecer também aos seus sucessores.

Confira as fotos da celebração em nosso Facebook.


                                                                                                                  Fonte: Arquidiocese de JF

Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video