Conferência abre Semana Nacional da Família na Arquidiocese de Juiz de Fora

10604108 682029425222885 3478218019411747890 oA Igreja Católica no Brasil celebra, a partir do domingo (10), a Semana Nacional da Família. Criada pela CNBB em 1992 e realizada anualmente, a semana foi aberta oficialmente na Arquidiocese de Juiz de Fora na tarde desse sábado (9), com conferência que tratou do tema “A espiritualidade cristã na família: um casamento que dá certo”.

O evento, organizado pela Pastoral Familiar da Arquidiocese e sediado no prédio da Cúria Metropolitana, contou com a presença do arcebispo metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, do vigário episcopal para Vida e Família, Pe. Laureandro Lima da Silva, e do Mestre em Teologia Pastoral e secretário executivo de Pastoral, Pe. Everaldo José Sales Borges – responsável pela palestra sobre o tema da Semana da Família. Também estiveram presentes representantes de movimentos familiares da Igreja Particular de Juiz de Fora.

Durante sua fala, Pe. Everaldo destacou que a comunidade cristã não nasceu dentro de Templos, onde os apóstolos de Jesus não eram bem-vindos, mas em casas de fiéis, no seio de famílias que acreditavam no mistério do Cristo Ressuscitado. Além disso, o sacerdote afirmou que a espiritualidade familiar não deve, e não pode, estar limitada a compromissos religiosos. “A espiritualidade familiar não é cultivada somente a partir da maneira com que se reza ou a frequência com que se vai à igreja ou se lê a Bíblia. Ela é passada também através do vocabulário da vida. É a transmissão de uma fé que se mistura com as situações que vivemos no cotidiano”.

A conferência foi encerrada com Celebração Eucarística, presidida por Dom Gil, na Capela do Seminário Arquidiocesano Santo Antônio. Em sua homilia, o pastor relacionou o evangelho do dia (Mt 14,22-33) com a mensagem proposta para a Semana Nacional da Família. “Assim como Jesus pediu aos apóstolos que não tivessem medo, Ele também nos faz o mesmo pedido diante do cenário desafiador para a família que vemos nos dias de hoje. N’Ele nós temos a segurança que precisamos. Apesar de invisível aos olhos, Jesus está presente, Ele vence a tempestade e põe nossas barcas em águas tranquilas”.

Fonte: Arquidiocese de JF


Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video