Faculdade de Engenharia da UFJF celebra centenário na Catedral

Ufjf engenharia 01No próximo domingo, 17 de agosto, uma missa em Ação de Graças pelos 100 anos da Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) será celebrada na Catedral, às 16h, e pretende reunir as pessoas que passaram pela Escola ou pela Faculdade.

A missa será a abertura da programação especial preparada para comemorar a data. Ao longo da semana outros eventos serão realizados eventos abertos ao público. Atualmente a Faculdade de Engenharia oferece 11 graduações, cinco especializações e três programas de pós-graduação.

História

O rompimento do professor Clorindo Burnier Pessoa de Melo com a Escola Politécnica da Academia de Comércio deu início a um novo ideal de formação superior na área da engenharia em Juiz de Fora. Acompanhado dos alunos Washington Marcondes Ferreira, Cristiano Degwert, Odilon Pereira de Andrade e Asdrubal Teixeira de Souza, ele funda, em 17 de agosto de 1914, a Escola de Engenharia de Juiz de Fora. Suas atividades começam de imediato com o propósito de preparar os novos profissionais para os “trabalhos públicos”. A duração do curso, de três anos, amplia-se com o passar do tempo e das novas exigências até chegar aos cinco anos de formação, em 1925.

É na década de 1920 que a escola passa a constituir seus laboratórios, com boa parte dos equipamentos importados. A necessidade de desenvolver novos instrumentos para aulas, no entanto, fez com que a instituição investisse em uma fábrica de aparelhos, tornando- se mais tarde referência nesta área. Inúmeros foram os pedidos recebidos por empresas interessadas nas balanças e outros equipamentos produzidos em suas oficinas.

O conjunto de manufatura ficou conhecido como Parque Tecnológico (Partec) e teve seu auge entre os anos de 1945 e 1957, período em que recebeu a visita do então presidente da República Getúlio Vargas. Também na década de 1950, o curso de engenharia ganha um dos seus mais ilustres alunos: Itamar Augusto Cautiero Franco.

Em 1960, a escola é federalizada, assim como as faculdades de Medicina, de Direito, de Ciências Econômicas e a Escola de Farmácia e Odontologia. Em 23 de dezembro do mesmo ano, a partir da reunião dessas instituições, é criada pelo presidente Juscelino Kubitschek a Universidade Federal de Juiz de Fora. Em 1963, os cursos de engenharia civil e elétrica são separados e, em 1969, a escola passa a ter a denominação de Faculdade.

Entre os principais marcos da história recente, estão a criação dos cursos de Arquitetura e Urbanismo (1992) e de Engenharia de Produção (2000), e a adesão ao Reuni (2008), permitindo a grande expansão da unidade com os novos cursos de Engenharia Computacional, Mecânica, Sanitária e Ambiental, e das cinco especialidades da Elétrica. A faculdade oferece atualmente 700 vagas anuais de ingresso.

Informações: Site UFJF


Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video