Semana Catequética da Forania Santo Antônio inicia na Catedral

catequeseNesta segunda-feira, 18 de agosto, inicia a Semana Catequética da Forania Santo Antônio. O tema deste ano é "Quem é o catequista?".

De acordo com o assistente eclesiástico responsável pela catequese na Catedral, padre Welignton, a inspiração do tema surgiu a partir da homilia do papa Francisco na missa para a Jornada dos Catequistas em 29 de setembro de 2013, Ano da Fé, no Vaticano, Itália.

"Nesta grande Jornada dos Catequistas participaram representando a Arquidiocese de Juiz de Fora, nosso arcebispo dom Gil Antônio Moreira, padres, leigos e leigas que exercem sua missão evangelizadora na catequese de nossa Arquidiocese", afirma o padre.

O objetivo da Semana Catequética é celebrar o Dia do Catequista comemorado no próximo dia 25 de agosto, reconhecendo aqueles que tem a função na transmissão da fé cristã em nossa paróquia. “O mês de agosto é um mês vocacional que a Igreja reza com muita intensidade pelas vocações da comunidade de fé, deste modo, celebrar a Semana Catequética é valorizar o catequista que promove e transmite a palavra de Deus no nosso tempo. Por isso, é importante a formação dos catequistas que devem estar sempre preparados e atualizados para que com generosidade, amor e com seu testemunho promovem a palavra de Deus nos dias de hoje”, ressalta o padre Welington.

A programação da Semana Catequética inclui oficinas e formações além de discussões com relação ao tema do evento. Nos dias 18, 20 e 22 os encontros serão com os catequistas de todas as paróquias pertencentes a Forania Santo Antônio. Já nos dias 19, 21 e 24, os encontros serão com os catequistas da Catedral.

Confira a programação completa da Semana Catequética

18/08 – 19h30 – Abertura da Semana Catequética (cada paróquia irá expor os materiais utilizados na catequese partilhando as experiências na transmissão da fé).

19/08 – 19h30 – O desenvolvimento e o caminhar da fé: psicologia das idades na catequese (convidada psicóloga Valéria)

20/08 – 19h30 - Apresentação dos estudos dos documentos da catequese

21/08 – 19h30 – Uma reflexão sobre quem é o catequista a partir do Diretório Sacramental Arquidiocesano e do Documento Sinodal (com Pe. Welington)

22/08 – 19h30 – Missa de Encerramento na Cúria Metropolitana (com Pe. Savio)

24/08 – 8h30 – Missa de Encerramento Paroquial e Comemoração do Dia do Catequista (com Mons. Luiz Carlos)

Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video