Dom Gil celebra 15 anos de ordenação episcopal

domgil 444x600Neste mês de outubro, o arcebispo metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, terá duas comemorações. No próximo dia 9, o pastor comemora seu aniversário natalício e, no dia 16 de outubro, completa 15 anos de ordenação episcopal.

O vigário geral da Arquidiocese, Monsenhor Luiz Carlos de Paula, destaca a alegria na celebração das duas datas e a dedicação do arcebispo à Igreja de Deus. “Dom Gil está servindo a esta Igreja de uma forma muito bonita, tem animado toda a vida eclesial, dado a todos nós um grande exemplo de fé, de amor a Deus, amor à Igreja, de ardor missionário. Incansável nos seus trabalhos, ele dedica realmente a sua vida ao serviço do Senhor”.

Para comemorar as datas, Dom Gil irá presidir uma missa em ação de graças nesta quinta-feira (9), às 19h, na Catedral Metropolitana. Durante a celebração, haverá coroação da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima, que está percorrendo todo o país e chegou à arquidiocese no último dia 2.

Conheça Dom Gil

Dom Gil Antônio Moreira nasceu em Itapecerica (MG), no dia 9 de outubro de 1950. Filho de Antônio Moreira (in memoriam) e Maria Teresa Mendes Moreira (in memoriam), é o segundo filho de oito irmãos. Depois de cursar seus primeiros anos escolares em sua terra natal, ingressou, aos 11 anos, no Seminário Menor São José, de Divinópolis. Nesta mesma cidade colou grau em Letras e Filosofia, indo depois para Belo Horizonte, onde se formou em Teologia, pela PUC-MG. Além disso, é Mestre em História da Igreja pela Universidade Gregoriana de Roma.

Foi ordenado presbítero em 18 de dezembro de 1976, em Itapecerica. Foi nomeado Bispo Auxiliar de São Paulo, por João Paulo II, no dia 14 de julho de 1999, tendo recebido a Ordenação Episcopal aos 16 de outubro de 1999, também em Itapecerica, sua cidade natal. Seu lema é Scis Amo Te (Senhor, sabes que te amo).

De 1994 a 2004, Dom Gil exerceu diversas atividades como Bispo Auxiliar na Arquidiocese de São Paulo, e também atuou como Bispo em Jundiaí, de 2004 a 2009. Em 28 de janeiro de 2009, foi nomeado Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora pelo Papa Bento XVI, tendo tomado posse dois meses depois.

O arcebispo de Juiz de Fora é membro da Congregação para Educação Católica (Roma). Atualmente é Bispo Responsável pela Comissão de Bens Culturais da Igreja no Regional Leste II. É também coordenador da Comissão Nacional de Comemorações dos 50 anos do Concílio Vaticano II e Assistente Espiritual Nacional do Terço dos Homens.

Em pouco mais de cinco anos na Arquidiocese de Juiz de Fora, o arcebispo já recebeu a medalha do Mérito Legislativo, o título de cidadão honorário, a Medalha Comendador Henrique Halfeld e o título de Amigo do Patrimônio da Funalfa (Fundação Alfredo Ferreira Lage).

Fonte: Arquidiocese de Juiz de Fora

Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video