Centenas de fiéis participam de procissão com a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima

peregrina fatimaCentenas de fiéis participaram, na madrugada desta quinta-feira (9), de uma procissão com a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima, vinda de Portugal. A imagem, que chegou na Arquidiocese no último dia 2 de outubro, percorreu sete cidades da nossa Igreja Particular e agora encerra a visita em Juiz de Fora.

A passagem pela cidade começou na noite dessa quarta-feira (8), quando a imagem chegou ao Seminário Arquidiocesano Santo Antônio. Foi realizada uma vigília durante toda a noite e, às 4h, os fiéis saíram em procissão em direção à Catedral Metropolitana.

A paroquiana Silmara Alves, que faz parte de um grupo de terço que leva a imagem de Maria nas casas, estava presente na vigília e ressaltou a importância de participar do evento. “Quando amamos queremos estar sempre por perto. Para mim estar aqui durante a madrugada não é um sacrifício e nem uma obrigação, é uma oportunidade de estar perto de Nossa Senhora.”

Dom Gil Antônio Moreira, que está aniversariando nesta quinta-feira (9), esteve presente na procissão e falou sobre a visita da Imagem Peregrina a Juiz de Fora. “Este é um momento mariano em que podemos ver a bondade de Deus com a humanidade, uma vez que Nossa Senhora foi aquela escolhida para ser a mãe do nosso Salvador”. O arcebispo ressaltou também a emoção desse momento acontecer no dia do seu aniversário. “Para mim é um presente de Deus e de Nossa Senhora receber no dia de hoje a visita desse símbolo bonito da Imagem de Fátima”.

Após a procissão, foi realizada uma missa na Catedral Metropolitana, celebrada pelo vigário geral da arquidiocese, Mons. Luiz Carlos de Paula, e concelebrada por vários padres e diáconos da nossa Igreja Particular.

Mons. Luiz Carlos ressaltou a alegria de poder receber a Imagem Peregrina. “Nós temos que agradecer a Deus, pois recebendo esta visita estamos acolhendo a mãe de Jesus, a mãe que Ele nos entregou quando estava pregado na cruz.” O sacerdote refletiu sobre a presença dos fiéis durante toda a noite de vigília. “Esse momento foi um sinal da fé do povo em Deus e muita devoção a Nossa Senhora. Essas pessoas enfrentaram o sono, a noite e fizeram essa bonita peregrinação”, finalizou.

A Imagem Peregrina ficará na Catedral Metropolitana durante todo o dia. Na programação, ainda haverá missa às 12h, Oração do Terço e Ladainha de Nossa Senhora às 15h, e missa solene com coroação e ação de graças pelos aniversários natalício e de ordenação episcopal (15 anos) de Dom Gil Antônio Moreira, às 19h.

Depois da passagem por Juiz de Fora, a Imagem será levada para o Santuário Rosário de Fátima, no Bairro Taquara, no Rio de Janeiro. Até 13 de outubro de 2017, ela deverá percorrer todas as dioceses do Brasil. A peregrinação em solo brasileiro teve início em 12 de maio de 2013, no Santuário Nossa Senhora de Fátima do Rio de Janeiro, e tem o objetivo de celebrar o Centenário das Aparições de Fátima.

Fonte: Arquidiocese de Juiz de Fora

Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video