Jubileu de Prata: Pe. Danilo celebra 25 anos de sacerdócio

padre daniloO Vigário-paroquial da Catedral, padre Danilo Celso de Castro, comemora no mês de maio 25 anos de vida presbiteral. Para celebrar a data, padre Danilo vai celebrar missas em algumas paróquias por onde passou ao longo destes anos. Confira uma entrevista especial com ele sobre este importante momento que marca a sua trajetória como sacerdote. A Catedral parabeniza o padre Danilo e deseja que Deus continue a abençoar e conduzir a sua vocação.

- Como o senhor descobriu a sua vocação?

Foi através da convivência no Grupo de Jovem. Através de um estudo profundo da Palavra de Deus e, principalmente, através das Cartas do Apóstolo Paulo, eu fui descobrindo “que a messe é grande e os operários são poucos”. De fato foi a Palavra de Deus refletida, meditada que me fez sentir chamado pela Palavra de Deus.

- Como foi a sua trajetória nesses 25 anos?

Ingressei em agosto de 1978, aos 23 anos, no Seminário Santo Antônio da Arquidiocese de Juiz de Fora. Em 1981, me senti chamado a entrar para a Congregação dos Missionários do Sagrado Coração (MSC). Em 1984, estudei Filosofia na PUC Campinas (SP). Em 1987, entrei para a Congregação dos Filhos da Caridade em Santo André (SP) e fiquei por lá durante três anos. Conclui o Curso de Teologia na Faculdade N. Sra. da Assunção em São Paulo. Em 1989, ingressei na Diocese de São Miguel Paulista (SP). Depois fiz trabalhos missionários no Rio de Janeiro, Santa Catarina e na Cidade do México. Em 5 de outubro de 1989 fui ordenado diácono e em 1989 fui ordenado Presbítero pela imposição das mãos de D. Fernando Cegal, Bispo de São Miguel Paulista (SP), no Estádio David de Castro (meu avô), no bairro Benfica em Juiz de Fora. Durante 15 anos fui pároco da Igreja Nossa Senhora Aparecida, em Ermelino Matarazzo (SP). Retornei à Arquidiocese de Juiz de Fora como Vigário Paroquial, depois Vigário na Paróquia Santo Antônio - Catedral Metropolitana, onde estou até hoje. Em 20 de janeiro de 2015, fui incardinado na Arquidiocese de Juiz de Fora pelo Exmo. Arcebispo Dom Gil Antônio.

- Como é o seu trabalho com a Pastoral dos Enfermos na Catedral?

Aqui trabalho diretamente com a Pastoral dos Enfermos e a Irmandade do Santíssimo Sacramento como diretor espiritual. Com a Pastoral dos Enfermos visitamos o Hospital Pronto Socorro (HPS), a Casa de Saúde HTO, o Hospital 9 de Julho e recentemente iniciamos o trabalho no Hospital João Felício. Todas as terças-feiras levamos a bênção, Unção dos Enfermos e a Eucaristia a cerca de 100 enfermos por mês. Também fazemos visitas às casas dos doentes e idosos e também nos reunimos uma vez por mês para formação e também para celebrar, pedindo pelos enfermos.

- O que o sacerdócio representa para o senhor?

Representa o mistério e um chamado profundo. É uma escolha que Jesus faz e nós sentimos esse chamado para nos colocarmos a exemplo dele, disponíveis para servir. A vocação é algo que se responde a cada dia da vida. Por isso, que todos os dias nos devemos colocar disponíveis a dizer sim a Jesus.

- Quais os sentimentos que enchem o seu coração nesta comemoração do Jubileu de Prata?

É um sentimento de gratidão a Deus pela vontade e confiança. Ao mesmo tempo um agradecimento a todas as amizades e às pessoas que através da fé e do serviço ao Evangelho que Ele colocou na minha vida, que representam a confirmação desse chamado. Todos os benefícios, os dons e toda a graça. É um sentimento de muita gratidão a Deus e ao povo e também à Arquidiocese de Juiz de Fora, em especial ao nosso arcebispo, dom Gil, que me acolheu.

- Qual a programação para celebrar esta importante data?
A programação será em algumas paróquias que eu trabalhei ao longo destes anos.

03 de maio (domingo) - 18h
Missa presidida pelo Arcebispo Dom Gil Antônio na Catedral Metropolitana de Juiz de Fora/MG

09 de maio (sábado) - 16h
Missa na Associação Municipal dos Catadores de Material Reciclável (Ascajuf)
Rua Moacir Amado dos Santos , 312
Vitorino Braga - Juiz de Fora/MG

31 de maio (domingo) - 10h
Missa na Paróquia São Francisco
Ermelino Matarazzo - São Paulo/SP

07 de junho (domingo) - 10h
Missa na Paróquia São Paulo Apóstolo
Jardim das Bandeiras - Campinas/SP

14 de junho (domingo) - 10h
Missa na Capela Santana
Fazenda de Santana
Coronel Pacheco/MG

21 de junho (domingo) - 10h
Missa na Comunidade Santa Rita
Recanto dos Lagos
Juiz de Fora/MG

28 de junho (domingo) - 7h
Missa na Quase-Paróquia N. Sra. Aparecida
Granjas Bethânia
Juiz de Fora/MG

28 de junho (domingo) - 10h
Missa na Comunidade São José - Vale dos Guedes
Granjas Bethânia
Juiz de Fora/MG




Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video