Ofertas deste domingo serão doadas para vítimas de desastre

mar-lama-barragem-tvgloboA Catedral Metropolitana de Juiz de Fora informa que 50% das ofertas feitas nas missas deste domingo, 15 de novembro, serão doadas para as vítimas do acidente ecológico da cidade de Mariana - MG.

Confira o artigo do nosso arcebispo metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, sobre esse acontecimento.

Ecologia e Desastre

Estamos todos alarmados com o terrível acidente ecológico acontecido no município de Mariana, na semana que findou. Uma avalanche de lama rompe uma barragem e vem arrastando tudo pela frente, causando muita destruição, ceifando vidas humanas e provocando ferimentos e perigo a inúmeras pessoas que nada tinham a ver com os rendosos projetos de mineração da região. Lemos testemunhos chocantes de cidadãos e cidadãs que nos dão a dimensão do problema causado, dos sofrimentos de quem perdeu tudo ou quase tudo. Quem vai ressarcir dignamente os bens materiais das famílias, da comunidade e dos indivíduos? Quem poderá pagar pelos falecidos? Nenhum dinheiro do mundo é suficiente para reparar a falta de um filho, de uma mãe, pai, parente ou amigo! Tais perguntas e exclamações se justificam sobejamente, pois sabemos bem o que aconteceu com as pessoas prejudicadas por desastres ecológicos anteriores, estando até hoje as vítimas a “ver navios”. As leis existem para conter a ganância das empresas de exploração, para proteger a natureza, porém, não é novidade para ninguém que elas funcionam apenas em alguns casos, não são observadas em outros, e que o rigor com o controle ambiental tem sido praticado apenas até que as propinas e outros arranjos de interesse não chegam, favorecendo para empreiteiras e a particulares inescrupulosos. Esse é mais um capítulo da dolorosa novela da corrupção praticada em nosso país, com a participação de gente grande e poderosa.

O cuidado com a natureza, com a Casa Comum da humanidade, no dizer do Papa Francisco, é algo urgente, sobretudo no que diz respeito ao desmatamento, à agressão às montanhas de mineração, à poluição das águas e do ar, pois tudo isso é ameaça à raça humana, à vida animal no globo terrestre e, enfim, a toda a natureza.

Queremos pôr nossa voz em consonância com o Papa Francisco que afirmou em sua recente Encíclica Laudato Si: “Uma especial gratidão é devida àqueles que lutam, com vigor, por resolver as dramáticas consequências da degradação ambiental na vida dos mais pobres do mundo. Os jovens exigem de nós uma mudança; interrogam-se como se pode pretender construir um futuro melhor, sem pensar na crise do meio ambiente e nos sofrimentos dos excluídos. (LS 13)

Sobre a negligência política, urge o Papa com as seguintes palavras: “O drama duma política focalizada nos recursos imediatos, apoiada também por populações consumistas, torna necessário produzir crescimento, a curto prazo. Respondendo a interesses eleitorais, os governos não se aventuram facilmente a irritar a população com medidas que possam afetar o nível de consumo ou pôr em risco investimentos estrangeiros. A construção míope do poder freia a inserção duma agenda ambiental com visão ampla da agenda pública dos governos. ” (LS 178)

Não se pode terminar a reflexão, sem um voto de louvor à população que faz gestos de animadora solidariedade com os vitimados pelos desastres ecológicos, oferecendo socorro imediato, casas, roupa, alimento, água e tantos outros recursos, demonstrando verdadeira maturidade humana e cristã.

Quem puder ajudar, não se recuse, e com a mesma atenção, lute para vencer a guerra empreendida pelos humanos contra si mesmos quando descuidam do meio ambiente criado por Deus para nós todos.

Dom Gil Antônio Moreira
Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora

 

Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video