Terça-feira Santa: Sermão do Encontro

DSC04914 800x600A tradicional Procissão do Encontro marcou a noite da Terça-feira Santa, 22 de março, na Catedral. Como de costume, centenas de fiéis saíram em procissão da Capela da Santa Casa de Misericórdia, pelas ruas da Av. Rio Branco, acompanhando a imagem do Senhor dos Passos e os demais vieram em procissão da Igreja São Sebastião em direção a Catedral, com a imagem de Nossa Senhora das Dores. As procissões se encontraram no adro da igreja, em frente e porta principal, local em que foi proferido o sermão pelo padre Wesley Carvalho Neves.

Durante o sermão, o padre lembrou o propósito do Ano da Misericórdia que estamos vivendo. “A proposta do Ano Santo da Misericórdia é uma contemplação e uma reflexão profunda sobre nosso modo de nos relacionar com o outro e com a sociedade”, explicou.

Padre Wesley também convidou os fiéis a contemplarem as imagens do Senhor dos Passos e da Nossa Senhora das Dores e vivenciar um encontro com Deus, consigo mesmo e também com os outros que nos cercam. “Encontro que para muitos aqui será difícil, devido a várias situações que afligem a vida. No âmbito pessoal, familiar, profissional e até mesmo comunitário. Mas nem por isso podemos esmorecer na fé e na perseverança”, ressaltou.

DSC00249 600x450As imagens do Senhor dos Passos e Nossa Senhora das Dores se aproximaram e o padre explicou sobre a importância daquele momento. “Depois de olharmos tanto para a mãe quanto para o Filho, olhemos para o encontro de ambos: a mãe que vai ao encontro do Filho que, por sua vez, se aproxima da mãe. O que dizer desse encontro? Como expressar a grandiosidade desse momento? No silêncio dos desencontros do homem, escutamos os ecos da humanidade que grita, desejosa de se encontrar com Deus. Ainda que não tenhamos consciência, nosso ser anseia por Deus”, conclui.

Ao final do sermão as imagens foram conduzidas para o interior da igreja onde os fiéis puderam tocar e contemplar mais de perto as imagens de Nossa Senhora das Dores e do Senhor dos Passos.


Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video