Orquestra Sinfônica de Minas Gerais realiza, pela primeira vez, concerto em Juiz de Fora

cartaz orquestramg faceA Orquestra Sinfônica de Minas Gerais (OSMG) fará uma apresentação, pela primeira vez, em Juiz de Fora. O concerto será na Catedral Metropolitana no dia 2 de dezembro, sexta-feira, às 19h30 e a entrada é gratuita.

Com a proposta de difundir a música clássica em diferentes regiões do Estado, a Fundação Clóvis Salgado leva a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais a Juiz de Fora, na região da Zona da Mata. Sob regência do maestro assistente e trompista da OSMG, Sérgio Gomes, o corpo artístico da FCS executa diversas composições do estilo Romântico, popular na Europa durante o século XIX, e obras que marcaram o repertório operístico mundial, além de peças contemporâneas da música nacional, em versões orquestradas. O programa reúne obras de Bizet, Brahms, Borodin, Rossini, Carlos Gomes, entre outros.

Para o regente Sérgio Gomes, apresentar um Concerto Sinfônico fora de Belo Horizonte traz benefícios à Orquestra e ao público que, muitas vezes, mesmo em uma cidade grande como Juiz de Fora, não tem fácil acesso à música sinfônica. “Essa apresentação é uma excelente oportunidade não só para a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, já que temos a experiência de levar a música para outras plateias, como para o público, que pode apreciar um repertório muito variado. ” destaca.

Conheça a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais
Criada em 1976, a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, corpo artístico gerido pela Fundação Clóvis Salgado, é considerada uma das mais ativas orquestras do país. Em 2013, foi declarada Patrimônio Histórico e Cultural do Estado de Minas Gerais. Em permanente aprimoramento da sua performance, a OSMG cumpre o papel de difusora da música erudita, diversificando sua atuação em óperas, balés, concertos e apresentações ao ar livre, na capital e no interior de Minas Gerais.

Executa repertório que abrange todos os períodos da música sinfônica, do barroco ao contemporâneo, além de grandes sucessos da música popular, com a série Sinfônica Pop. Em 2016, Silvio Viegas assume o cargo de Regente titular da Orquestra. Antes dele, foram responsáveis pela regência: Wolfgang Groth, Sérgio Magnani, Carlos Alberto Pinto Fonseca, Aylton Escobar, Emílio de César, David Machado, Afrânio Lacerda, Holger Kolodziej, Charles Roussin, Roberto Tibiriçá, Marcelo Ramos e o atual regente titular, o maestro Silvio Viegas.

Em 17 de janeiro de 2013, a OSMG foi declarada Patrimônio Histórico e Cultural do Estado de Minas Gerais pela lei 20.62

Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video