Com festa para a população em situação de rua, Vicentinos comemoram marca de 1000 banhos

mil-banhosNesta quarta-feira, 20 de outubro, o “Trailer Banho Solidário Vicentino” atingiu a marca de mil banhos oferecidos a população em situação de rua em Juiz de Fora. Para celebrar importante conquista, a Ação Missionária Vicentina está provendo nesta tarde o “Momento Cultural Vicentino”.

Todas as quartas-feiras ocorre o Plantão do Banho Solidário na sede do Conselho Central Santo Antônio da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP), no entanto, nesta quarta-feira o plantão se transformou em uma festa, com salgadinho, cachorro quente, arroz doce, bolo e música ao vivo. “Por conta da pandemia não podemos sair muito pela cidade, mas aqui no plantão a gente quis fazer a festa da vida, a festa deles, onde eles vêm tomar um banho e tem uma programação diferente”, explicou o Coordenador da Ação Missionária Vicentina e Trailer Banho, Confrade Vanderson Aparecido Gomes Magalhães.

mil-banhos-2Vanderson falou sobre o significado de atingir tal número. “Marca para nós um momento de dignidade, momento de cuidado de zelo. Mesmo nesse momento que estamos vivendo, de pandemia, os mil banhos caracterizam para nós, que estamos fazendo esse trabalho, que um serviço está sendo feito para esses irmãos da melhor forma possível. Chegar aos mil banhos mostra que tudo o que foi pensado naquela noite que uma moradora em situação de rua, mulher, menstruada, gripada, suja, falando para nós que não queria refeição, mas sim um banho… Dias atrás ela tomou um banho nesse trailer e ela chorou, porque o sonho dela foi compartilhado entre outros irmãos e irmãs em situação de rua”.

O trailer possui três banheiros, sendo um deles adaptado para portadores de necessidades especiais. Os beneficiados recebem um kit contendo toalha, sabonete, shampoo e barbeador, no caso dos homens, ou absorvente, no caso das mulheres menstruadas. Além disso, eles ganham roupas, escolhidas por eles próprios, antes do momento do banho. Na sequência, recebem alimento.

mil-banhos-3Na tarde desta quarta (20), os muitos atendimentos aconteceram em meio a confraternização. Mesmo com a chuva, a população pode aproveitar a música, comida e tomar um banho com dignidade, com água quente e material higienizado.

A Ação Missionária Vicentina depende da ajuda para manter seu trabalho sempre da melhor forma. O Coordenador do trailer confirmou o aumento da demanda no local e pediu apoio. “Com a pandemia aumentou muito e as doações caíram. A gente precisa material de higiene, de limpeza, roupas intimas novas, alimentos, roupas masculinas também”.

Todas as doações podem ser entregues na sede do Conselho Central Santo Antônio, da Sociedade São Vicente de Paulo (SSVP), na Avenida Brasil, 2500, no bairro Vitorino Braga, às segundas, quartas e sextas-feiras, de 14h às 18h. O telefone para informações é (32) 3321-7198.

Fonte: site da Arquidiocese de Juiz de Fora

Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video