Missa no túmulo de São Pedro marca o segundo dia da visita ‘Ad Limina’

Visita-Ad-Limina-tumulo-de-PEdroConsiderado um dos pontos altos da visita Ad Limina Apostolorum, na manhã desta terça-feira (18), os bispos dos Regionais Leste 2 e Leste 3 celebraram a Santa Missa na Basílica Patriarcal de São Pedro, em Roma. Com a celebração presidida por Dom José Carlos Souza Campos, Bispo de Divinópolis, junto ao altar do túmulo do Apóstolo, os sucessores de Pedro renovaram a profissão de fé e fizeram preces por suas comunidades no Brasil.

Os bispos de Minas Gerais e Espírito Santo ainda tiveram uma agenda repleta de atividades nos dicastérios e secretarias do Vaticano. Logo após a Celebração Eucarística, foi realizada a visita ao Dicastério para os Bispos, onde os prelados foram recebidos pelo Cardeal Marc Ouellet, P.S.S. Durante o encontro, que contou com a relatoria de Dom Geovane Luís da Silva e apresentação de Dom Luiz Fernando Lisboa, os bispos destacaram os desafios pastorais e a valorização e diálogos com as culturas e sociedade pluralista mineira e capixaba.

No Dicastério para a Doutrina da Fé, o relator, Dom Lauro Sérgio Versiani Barbosa, apresentou o relatório com Dom Paulo Bosi Dal’Bó, ressaltando o contexto cheio de esperanças para a caminhada eclesial com o processo sinodal desencadeado pelo Papa Francisco. Na sequência foi a vez do Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica (SVA), que teve a relatoria de Dom Luiz Fernando Lisboa e apresentação de Dom Dario Campos.

Neste departamento, os bispos foram recebidos pelo Cardeal brasileiro João Braz de Aviz, que reconheceu a importante presença das Ordens e Congregações Religiosas nos estados de Minas e Espírito Santo. Na oportunidade, também foram discutidos os desafios pastorais da vida consagrada, que também envolve os Institutos Seculares, as Sociedades de Vida Apostólica, as Comunidades Monásticas e as Virgens Consagradas.

No período da tarde, divididos em dois grupos, os bispos estiveram no Dicastério para as Causas dos Santos, com a relatoria de Dom Otacílio Ferreira de Lacerda e apresentação de Dom Paulo Bosi Dal’Bó. Na Secretaria Geral do Sínodo, Dom Darci José Nicioli apresentou o relatório, que contou com a apresentação de Dom José Carlos de Souza Campos.

O Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, conta que são muitas as atividades diárias, mas são recompensadoras. “Uma maravilha de encontro. Somos muito bem recebidos, somos tratados como verdadeiros irmãos, nos dão palavras de incentivo e querem ouvir as nossas experiências. É muito gratificante ter esse contato com a Igreja e ver como ela é bela, bem organizada, como a Igreja é sábia. Ela tem dois mil anos de existência e sua organização é perfeita. Por isso, nós temos que agradecer a Deus por tudo aquilo que nós vemos aqui em Roma e tudo aquilo que Deus nos dá através da Sua Igreja.”

A Visita Ad Limina Apostolorum como peregrinação devota é uma tradição muito antiga e significa no limiar, na entrada, nos limites das Basílicas dos apóstolos Pedro e Paulo. Na próxima sexta-feira (21), a celebração será na Basílica Papal São Paulo Fora dos Muros.

Fonte: site da Arquidiocese de Juiz de Fora, com informações de Janaina Santos (Assessoria de Comunicação da Visita Ad Limina)

Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video