Bispo brasileiro autoriza oração privada de intercessão a Bento XVI

Bento-XVIO Bispo da Diocese de Frederico Westphalen (RS), Dom Antônio Carlos Rossi Keller, publicou em suas redes sociais que redigiu e autorizou uma oração de devoção privada pedindo a intercessão do Papa Bento XVI, falecido no dia 31 de dezembro de 2022.

Quando uma pessoa santa falece com fama de santidade entre uma parcela considerável de fiéis, é possível, como neste caso, a partir de uma autorização eclesiástica, a publicação desta oração, que só pode ser realizada de forma privada.

Em entrevista ao site A12.com, Dom Antônio explicou de forma clara a razão para realizar esta oração pedindo a intercessão do “Papa da Coragem”. “Somente a Igreja poderá dizer de forma oficial se Bento XVI será canonizado ou não, se viveu as virtudes cristãs em grau de heroicidade. Portanto, esta é uma oração filial, não é uma oração oficial da Igreja, é uma oração dos filhos e filhas que conheceram o Papa através da sua pessoa, dos seus escritos, dos seus ensinamentos, e se dão conta que é um homem que amou muito a Deus, amou muito a Igreja, serviu com generosidade e dedicação a ponto de quando ele percebeu que não tinha mais forças para governar a Igreja, ele humildemente se retirou. Por esses motivos, eu compus essa oração, naturalmente com valor de piedade pessoal, e não deve ser rezada publicamente, somente de forma individual. Acredito que muitas graças serão concedidas através da intercessão de Bento XVI”.

bispo gaúchoO bispo gaúcho também falou a respeito dos critérios que qualificam Joseph Ratzinger para que futuramente seja iniciado o seu processo de canonização. “Nós podemos pedir a intercessão daqueles irmãos e irmãs que estão no Céu! Bento XVI foi um homem que colocou a sua inteligência do mistério de Deus no ensino durante anos, formando gerações de sacerdotes, de leigos através de uma doutrina correta e de acordo com o Magistério da Igreja sempre a serviço da fé. Além disso, o Papa emérito foi um homem marcado e conhecido por suas virtudes humanas que de fato foram heroicas, como por exemplo, a virtude de sua humildade ao expor a verdade da fé sem agressividade, sem ofender a ninguém”.

Dom Antônio informou, na publicação, que as graças atribuídas à intercessão de Bento XVI devem ser comunicadas ao Vicariato de Roma.

Oração privada pedindo a intercessão de Bento XVI

“Deus eterno e todo-poderoso,
que inspirastes no coração de Vosso servo, o Papa Bento XVI,
o sincero desejo de encontrar-Vos e anunciar-Vos,
tornando-se um humilde ‘Cooperador da Verdade’
e oferecendo-se como servo, para Cristo e para a Igreja.
Fazei com que também eu saiba amar a Igreja de Cristo
e possa seguir em minha vida as verdades eternas que ela proclama.
Dignai-Vos, Senhor, glorificar vosso servo, o Papa Bento XVI
E concedei, por sua intercessão, o favor que agora vos peço (faz-se o pedido). Amém.”

Rezar o Pai Nosso, Ave-Maria e Glória ao Pai.

Fonte: A12.com

Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video