Seminário Arquidiocesano Santo Antônio celebra seus 97 anos

DSCN2410No dia 1º de março, o Seminário Arquidiocesano Santo Antônio completou 97 anos de criação. Em ação de graças por estes anos de serviço, o Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, presidiu uma Missa na Capela do local, concelebrada por padres formadores.

A Eucaristia marcou momentos distintos na vida de jovens chamados ao sacerdócio. Primeiro, na reta final da caminhada, Jadai Leandro Alves foi admitido as ordens sacras, e segundo, a recepção de seis novos propedeutas, passos iniciais da formação no seminário.

DSCN2461Fruto do esforço desse local e do povo que dobra os joelhos, Jadai Leandro foi ordenado diácono transitório no dia 04, em Maripá de Minas. Ao final da celebração, ele comentou sobre o momento. “Meu coração realmente está em festa. Sou muito grato por esse momento que estou vivendo. Hoje, comemorando o aniversário do Seminário Santo Antônio, a gente olha para trás e vê essa história que a gente tem aqui na casa, com os irmãos seminaristas, com a formação, que muito nos ajuda nesse caminhar. Hoje fiz a profissão de fé e o juramento de fidelidade, é eu dizendo, publicamente, que creio naquilo que a Igreja ensina e abraço livremente o ministério vai ser confiado”.

O atual Reitor do Seminário, Padre Antônio Camilo de Paiva, mostrou-se bastante satisfeito com a história que vem sendo construída. “Cada vez mais, essa casa se torna um centro de espiritualidade, um centro de ciência. O seminário é esse lugar onde o conhecimento e a fé estão de mãos dadas. Um lugar onde nós podemos, realmente, estar preparando as pessoas para o serviço a Cristo, através da Igreja”.

Fundado em 1926, por Dom Justinho José de Santana, o primeiro bispo da Diocese de Juiz de Fora, a instituição tem seu aniversário ainda mais especial neste ano, por estar no contexto do Ano Vocacional do Brasil e Ano Mariano preparatório para o centenário da nossa diocese.

“Estamos comemorando 97 anos desta casa, que vem formando pastores para o povo de Deus e formando tantas outras pessoas, que não chegam a ordenação sacerdotal, mas, certamente, recebem dessa casa uma formação religiosa intensa. Tudo isso é motivo de ação de graças. Nós queremos agradecer ao Nosso Senhor tantos benefícios, tantas graças concedidas através dessa instituição”, declarou Dom Gil.

Fonte: site da Arquidiocese de Juiz de Fora

Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video