Agentes culturais de Juiz de Fora, dentre eles o Coral Benedictus, recebem Medalha Geraldo Pereira

Medalha-1Na noite da última quinta-feira (24), o Plenário da Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF) foi palco de uma grande festa em homenagem a 20 personalidades físicas e jurídicas que receberam a Medalha Geraldo Pereira. A honraria é concedida a agentes culturais que se destacaram na produção, difusão e engrandecimento das manifestações artístico-culturais e sociais na cidade e região.

O presidente, Zé Márcio-Garotinho, representou todos os vereadores e reforçou o reconhecimento público a cada um dos homenageados e a vida dedicada à cultura de Juiz de Fora. “São esforços que produzem aquilo que nos eleva para além de uma visão utilitarista e mecânica da vida. Somos mais que números e estatísticas. Somos ideias. Somos criatividade. Somos vanguarda. Somos vontade. Somos infinitude. Cada um dos agraciados desta noite é uma amostra do quão imenso é o oceano de possibilidades da criação humana.

Em discurso representando todos os homenageados, o maestro dos corais Benedictus, Pró-Música e Cesama, Victor Cassemiro Leite, destacou a arte de Geraldo Pereira, o poder transformador da cultura e o potencial de Juiz de Fora. Seguindo as letras de Geraldo, o maestro terminou o discurso com o otimismo: “Não desanimamos. Tenhamos sempre a esperança de que a cultura e todos que a promovem serão mais valorizados”.

Homenageados 2023

Medalha-2Entre os homenageados, o Coral Arquidiocesano Benedictus. O coral foi fundado pelo Arcebispo de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, em 2011. Inaugurado no Natal daquele ano, o coro é composto por pessoas entre 18 a 80 anos de idade que têm, em comum, a paixão pela música e pelo serviço que prestam à Igreja de forma voluntária.

Atualmente, o Benedictus tem à sua frente o Maestro Victor Cassemiro. Ele foi precedido pelo Padre João Francisco Batista da Silva, por Fábio Figueira Santos e por Ciro Tabet, que foi o primeiro maestro.

Na ocasião, como o atual regente representou diversos corais, o Padre João Francisco esteve na Câmara Municipal para receber a honraria, representando todo o grupo.

Geraldo Pereira

Compositor, sambista e cantor de grande projeção nacional, Geraldo Pereira é considerado o mais brilhante cultor do samba sincopado, popularmente conhecido como samba de gafieira, pelo ritmo requebrado e brejeiro. Geraldo Pereira nasceu em Juiz de Fora, mas se mudou para o Rio de Janeiro, onde fez carreira, aos 12 anos de idade.

A medalha foi criada em 2016 e instituída em parceria com a Associação Cultural Estação Palco, sendo uma forma de agraciar pessoas e entidades que contribuem para a produção, difusão e mérito das manifestações artístico-culturais e sociais na cidade e região.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal

Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video