Publicação da Edições CNBB oferece formação sobre a Celebração Eucarística a partir da nova tradução do Missal Romano

Formacao-Mistagogica-Edicoes-CNBBA Edições CNBB lançou o livro “Formação Mistagógica da Celebração Eucarística”. Organizado a partir da terceira edição típica do Missal Romano, o livro nasce como uma proposta de formação sobre a Celebração Eucarística e conduz o leitor em cada uma das partes do mistério celebrado, revelando-o por meio dos ritos, gestos e símbolos. A obra é uma resposta fiel e criativa ao chamado da Constituição Sacrosanctum Concilium para a redescoberta da teologia eucarística. Com quatro capítulos, conclusão e referências bibliográficas, o livro detalha, em 148 páginas, os “ritos iniciais”, “liturgia da Palavra”, “liturgia Eucarística” e “ritos finais”.

A publicação é fruto do trabalho de quatro autores: o monge beneditino e doutor em Sagrada Liturgia pelo Ateneu Santo Anselmo de Roma, dom Jerônimo Pereira, o assessor da Comissão Episcopal para a Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e doutor em Teologia Sacramental pelo Ateneu Santo Anselmo de Roma, frei Felipe Marques, o missionário redentorista, doutor em Teologia pela PUC-SP, padre Rodrigo Arnoso, e o mestre em Teologia e Especialista em Liturgia, Ciência e Cultura pela PUC-SP, padre Thiago Faccini.

“Como liturgistas, unimos esforços para traduzir, nesta obra, em linguagem didática e profunda, a grandeza do mistério celebrado pela sagrada liturgia, que se comunica na ação simbólico-atual”, dizem os autores na introdução da publicação.

Instrumento de estudo e formação

A apresentação do livro é do bispo de Bonfim (BA) e presidente da Comissão Episcopal para a Liturgia da CNBB, dom Hernaldo Pinto Farias. “A terceira edição típica do Missal Romano para o Brasil é um verdadeiro instrumento desse esforço da Igreja de nos levar a professar a sua mais genuína fé, através dos ritos que compõem a Eucaristia. Por isso, o presente volume quer ser um instrumento de formação e de estímulo ao estudo e ao aprofundamento da vida litúrgico-eucarística de nossas comunidades, para que a recepção do Missal encontre eco em nossos corações e em nossas vidas, abertas à ação do Senhor ressuscitado”, escreveu em um trecho o bispo.

Como adquirir

O livro pode ser adquirido na aba de “lançamentos” no site da Edições CNBB: edicoescnbb.com.br

*Fonte: Site da CNBB

Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video