Missa marca 40 anos de ordenação presbiteral de Dom Gil

DSC 0117Na manhã do último domingo, 18 de dezembro, uma celebração solene na Catedral Metropolitana de Juiz de Fora marcou a comemoração dos 40 anos de ordenação presbiteral do arcebispo metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira. A missa, presidida por Dom Gil, foi concelebrada pelo bispo auxiliar do Ordinariado Militar do Brasil, Dom José Francisco Falcão de Barros, pelo bispo da Diocese de Leopoldina, Dom José Eudes Campos do Nascimento, e por padres e diáconos de nossa Igreja Particular. Diversos seminaristas também estiveram presentes.

A Santa Missa foi acompanhada por autoridades civis de Juiz de Fora, como o prefeito Bruno Siqueira, recém reeleito ao cargo, o vice-prefeito Sérgio Rodrigues, e o presidente da Santa Casa de Misericórdia, Dr. Renato Villela. A Celebração Eucarística foi transmitida ao vivo pela WebTV A Voz Católica e pode ser acompanhada pela internet por milhares de pessoas.

Em entrevista, Dom Gil rendeu graças a Deus por poder comemorar a escolha que fez há 40 anos. “Este é um momento de muita alegria para mim. Ninguém preparou esta festa, eu é que a encomendei. Não para receber qualquer homenagem, mas para com o meu povo rezar a Deus agradecendo o dom do sacerdócio. Eu quero muito agradecer a Nosso Senhor por esses anos todos em que ele vem acompanhando muito de perto nas suas graças e perdoando meus pecados, minhas misérias, minhas fragilidades”.

O arcebispo aproveitou a oportunidades para pedir orações por novas vocações sacerdotais. “Este para mim é um momento de ação de graças, mas também de súplica. Quero convidar todos a rezarem comigo para que Nosso Senhor mande sempre maior número de operários para sua messe. Quero dizer aos jovens que pensam em ser padres e estão em dúvida: não duvide. Ser padre é muito bom. Eu fui padre há 40 anos atrás pela ordenação sacerdotal e nunca me arrependi. Se tivesse que começar tudo outra vez, faria pelo mesmo passo que dei naquele dia 18 de dezembro de 1976. Vai firme para frente que Deus nos chama só para a felicidade!”, completou.

Ao final da celebração, dom Gil recebeu uma série de homenagens. O Padre João Paulo Teixeira Dias, represente dos presbíteros da Arquidiocese de Juiz de Fora, falou em nome dos sacerdotes, enquanto Dom José Eudes fez as honras da Província Eclesiástica, representando também a Diocese de São João del-Rei e seu bispo, Dom Célio de Oliveira Goulart. O vigário geral da Arquidiocese e pároco da Catedral, Monsenhor Luiz Carlos de Paula, entregou a Dom Gil uma placa comemorativa alusiva aos 40 anos de sacerdócio.

Após a Celebração Eucarística, os convidados de Dom Gil reuniram-se em café da manhã, no salão da Catedral Metropolitana. À noite, o arcebispo presidiu outra missa comemorativa, desta vez em sua terra natal, Itapecerica/MG, na mesma igreja onde foi ordenado sacerdote há 40 anos.


Outras informações:
Assessoria de Comunicação Arquidiocese de Juiz de Fora: (32) 3229-5450

Fonte: Arquidiocese JF

Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video