Missa na Quinta-feira Santa relembra a Última Ceia

lava-pesNa noite da Quinta-feira Santa, a Santa Missa recorda o episódio da Última Ceia, no qual Jesus Cristo ofereceu o seu Corpo e Sangue sob as espécies do Pão e do Vinho. Durante a celebração, que abre o Tríduo Pascal, ocorre ainda a cerimônia do Lava-Pés e o sermão do Novo Mandamento.

Na Catedral de Juiz de Fora, a celebração foi presidida pelo arcebispo metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira. A missa foi concelebrada pelo vigário geral da Arquidiocese e pároco da Catedral, Monsenhor Luiz Carlos de Paula, e pelo vigário paroquial Padre Welington Nascimento de Souza, e ainda contou com a presença do diácono Waldeci Rodrigues da Silva.

Ao refletir sobre a celebração vespertina da Quinta-feira, o arcebispo ressaltou que a Páscoa cristã é celebrada em três dias. “Começa após o pôr do sol da quinta-feira, passa pela sexta-feira, com o recolhimento próprio deste dia, de jejum e penitência, depois na expectativa do sábado e na grande festa das aleluias de domingo. Assim nós celebramos a Páscoa, representando os três dias que o Senhor passou no sepulcro e ressuscitou, recordando que Deus é um e três pessoas – Pai, Filho e Espírito Santo”.

Dom Gil ainda lembrou os gestos e palavras de Cristo na Última Ceia, quando também instituiu a Sagrada Eucaristia. “Essa celebração é muito emocionante, porque nós escutamos as últimas palavras de Jesus antes de ser condenado. Ele nos ensinou a amar, dizendo que o Seu mandamento é ‘amai-vos uns aos outros como eu vos amei’ e depois, em gesto, também expressivo, ele tira o seu manto, cinge-se de uma toalha e vai lavar os pés dos Seus discípulos, ensinando que a nossa vida tem que ser um serviço, a Deus e ao próximo”.

Após a homilia, o arcebispo de Juiz de Fora fez como Jesus: lavou os pés de 12 fiéis, que representaram, na ocasião, os discípulos de Cristo. Logo após, o pastor consagrou o Pão e o Vinho, dados em comunhão às centenas de pessoas presentes na Catedral.

No final da missa, fez-se a chamada Procissão do Translado do Santíssimo Sacramento do altar-mor da igreja para o salão paroquial. Ali, houve adoração ao Santíssimo durante algumas horas.

Confira outras fotos da celebração em nosso Facebook.

Texto e fotos: Assessoria Arquidiocese JF

Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video