No Dia da Independência do Brasil e do aniversário de Bicas (MG), Diácono João Carlos é ordenado sacerdote

Diacono-Joao-Carlos-750x430Na próxima segunda-feira, 7 de setembro, Dia da Independência do Brasil, o Diácono Transitório João Carlos Ventura de Oliveira será ordenado presbítero. A cerimônia, presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, será realizada em Bicas (MG), cidade-natal do ordenando. Naquele dia, além de celebrar a consagração definitiva de um filho seu, o município de cerca de 15 mil habitantes comemorará o aniversário de sua elevação.

Assim como os colegas e neossacerdotes, Kayo Cerqueira e Leandro de Senna Monaia, Diácono João Carlos teve o sonho da ordenação adiado por conta da pandemia da Covid-19. A data original era 17 de maio. “Tudo estava sendo preparado com zelo e entusiasmo pelos meus conterrâneos. Contudo, fomos todos surpreendidos com este exílio pandêmico que nos obrigou a viver um tempo de isolamento e a saber viver de uma forma totalmente diferente do que poderíamos imaginar”, conta o jovem, que trabalhou a situação dentro de si. “O Papa João Paulo I uma vez disse que ‘não somos chamados a compreender, mas a aceitar o mistério’. Assim sendo, fui aceitando a oportunidade que este tempo proporcionou para mergulhar na diaconia. Confesso que o dia 17 de maio custou a passar. Um filme passava em minha cabeça. Passei o dia mais recolhido e rezando, entregando o meu sonho a Deus para que Ele, que um dia sonhou com minha vocação, pudesse, então, mais uma vez cumprir o Seu querer em minha vida”, afirma.

A ausência de pessoas queridas no dia da ordenação, que será exclusiva para padres e familiares do diácono transitório, lhe causa certa apreensão, mas o sentimento é superado pela certeza das orações. “Ter menos pessoas neste dia um tanto me angustia sim, mas tenho certeza da presença espiritual pela oração e comunhão de todos que poderão acompanhar pelas mídias sociais. O que tranquiliza meu coração é saber que esta ordenação acontecendo nestes tempos é, sem dúvida, um sonho divino”, ressalta João Carlos.

O futuro sacerdote escolheu, como lema, o versículo 13 do Salmo 50: “Ó Senhor, não me afasteis de vossa face, nem retireis de mim o Vosso Santo Espírito”. “Reconheço que sem a graça do Espírito Santo não conseguirei exercer o ministério que em breve vou receber. Sem estar face a face com o Senhor, ou seja, com profunda intimidade, como levar as pessoas a também fazer sua experiência com o Senhor? Meu lema, então, é, na verdade, uma oração ao Bom Deus, que me chamou na sua misericórdia para que eu viva intensamente o ministério sacerdotal”, explica.

A Ordenação Presbiteral será transmitida, a partir das 9h30, pela Rádio Catedral FM 102,3 e também pelo YouTube e Facebook da WebTV “A Voz Católica”.

Primeira Missa

No dia seguinte, dia 8 de setembro, Festa da Natividade de Nossa Senhora, o recém-ordenado Padre João Carlos será apresentado como Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora das Dores de Bias Fortes (MG), quando presidirá pela primeira vez a Santa Missa. A Eucaristia, marcada para as 19h, marcará ainda a abertura da Festa Sinodal da padroeira paroquial. A transmissão será pelo Facebook do sacerdote.

Fonte: site da Arquidiocese de Juiz de Fora

Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video