I Dia Mundial dos Avós e dos Idosos é celebrado em Juiz de Fora

DSC 0019Na manhã desse domingo (25), o I Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, instituído pelo Papa Francisco em maio deste ano, foi recordado durante Celebração Eucarística na Catedral de Juiz de Fora. A Missa foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, e concelebrada pelo Administrador Paroquial, Padre José de Anchieta Moura Lima.

Em entrevista, Dom Gil ressaltou que o Santo Padre, sensibilizado pela pandemia, escreveu uma mensagem muito bonita falando sobre a importância dos avós na família e dos idosos na sociedade. “Muitas vezes as pessoas desprezam os idosos, não dão atenção. O idoso tem seu valor. O Papa também anima os idosos a não desanimarem, a ficarem sempre firmes, e se não puderem fazer nada, ele diz, façam ao menos a oração.”

Em tempos de isolamento social, o Arcebispo falou do quanto os mais velhos aprenderam com os mais novos, sobretudo sobre tecnologia, mas apontou que os idosos também têm muito a ensinar. “Aos avós cabe, também, ajudar os pais na educação religiosa dos filhos. Tantos netos aprendem a ser católicos com os avós! O vovô e a vovó podem desempenhar esse papel catequético diante dos netos, ensinar-lhes as coisas boas da vida, ensinar os valores que eles devem preservar.”

Por fim, Dom Gil Antônio Moreira também revelou a intenção de criar, na Arquidiocese de Juiz de Fora, a Pastoral do Idoso. “Até agora não está organizada. Espero que algum padre ou leigo possa assumir esse trabalho, que vai sempre incentivar e valorizar o Dia dos Idosos e dos Avós.”

Reflexão dos próximos domingos

Durante a homilia, o Arcebispo de Juiz de Fora chamou atenção para a leitura do capítulo 6 do Evangelho de São João, que começou nesse 17º Domingo do Tempo Comum e continua nos próximos quatro finais de semana. No início do capítulo o evangelista conta o milagre da multiplicação dos pães e dos peixes por Jesus.

“O pão da multiplicação não tinha só um sentido de matar a fome física; ele era uma imagem, um prenúncio, alguma coisa que estava anunciando outra mais importante. Quando Jesus nos dá o Pão Eucarístico, nós temos que perceber que o milagre da multiplicação dos pães continua, ele não é algo do passado. A Eucaristia que Jesus instituiu, deu aos apóstolos e mandou que eles fizessem em sua memória, e que Ele continua realizando na Igreja. Cristo não para de alimentar-nos, diz São Tomás de Aquino. O milagre da Eucaristia é o milagre atual”, refletiu Dom Gil.

Fonte: site da Arquidiocese de Juiz de Fora

Confira as fotos da celebração em nosso Facebook.

Assinaturas do "Deus Conosco - dia a dia" já podem ser realizadas

assinatura renovacao deus conoscoA Catedral já está fazendo e renovando a assinatura anual do litúrgico diário "Deus Conosco - dia a dia" para o ano de 2022.

Trata-se de um livreto editado mensalmente, no qual o leitor encontra os textos das missas para cada dia. O roteiro das celebrações obedece ao calendário previsto no Missal Romano. As leituras bíblicas são extraídas dos lecionários oficiais editados pela CNBB. As introduções, as preces dos fiéis e os comentários são elaborados pelos missionários redentoristas.

O valor da assinatura é R$50 (cinquenta reais) e o pagamento deve ser realizado até 25 de setembro. A assinatura só é confirmada mediante o pagamento.

Os interessados devem efetuar a assinatura na recepção paroquial, de segunda a sexta, das 07h30 às 18h30, ou no sábado das 07h30 às 11h30.

Presbíteros têm primeiro contato com pregador e plataforma de Retiro Espiritual

Evento-teste-para-RetiroNa última terça-feira, 20 de julho, o Regional Leste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Arquidiocese de Juiz de Fora realizaram um evento-teste tendo em vista o Retiro On-line dos Presbíteros. A atividade, promovida de forma on-line – formato do próprio retiro, marcado para agosto -, contou com a participação de grande parte dos inscritos.

O objetivo do evento de preparação foi apresentar a plataforma que será utilizada, além da equipe envolvida e da programação do Retiro Espiritual em si. O ponto alto da live foi a fala do Cardeal José Tolentino de Mendonça, que será o pregador do evento. Ele enviou uma mensagem aos sacerdotes que assistirão às pregações. “Vamos estar juntos nesta semana de Retiro. A proposta, muito simples, é esta: que não tenhamos medo do nosso vazio, não tenhamos medo da nossa dificuldade, não tenhamos medo das condições objetivas, dos limites nos quais nós estamos operando. Que, com confiança, possamos fazer juntos este caminho, confiados no amor de Deus, na misericórdia de Deus, na sabedoria de Deus, no Espírito Santo que nos conduz, no vigor profético, sempre novo, da palavra de Deus, da tradição da Igreja, do seu magistério que nos vai ajudar a fazer este itinerário de reflexão.”

O Cardeal ainda recordou a passagem em que Jesus diz aos discípulos: “Vinde sozinhos para um lugar deserto e descansai um pouco” (Mc 6, 31). “O retiro também é isto: a capacidade de destacar-se um pouco do dia a dia, do nosso cotidiano, dos nossos circuitos habituais. Ir ao lugar deserto, fazer o silêncio necessário para colocar Deus e a Sua palavra como prioridade clara deste encontro. E também repousar um pouco. Se o retiro nos ajudar a respirar melhor, com outra tranquilidade, com outro alcance, a sair daquela respiração ofegante do nosso cotidiano, já fez alguma coisa por nós”, finalizou.

O evento-teste foi encerrado com a oração das Completas, transmitida ao vivo da Catedral de Juiz de Fora. O Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, conduziu o momento. “Nós temos mais de mil inscrições de presbíteros e algumas dioceses que vêm em bloco fazer o Retiro Espiritual com o Cardeal Tolentino, que nos deu a sua primeira palavra, sempre nos animando e ajudando a preparar o coração para este momento tão importante. Será a primeira experiência de um retiro on-line dessa dimensão, talvez em toda a Igreja no mundo; no Brasil, certamente”, comentou Dom Gil. “Vamos rezar, pedir a Nosso Senhor muitas bênçãos para que esse Retiro possa falar ao coração de todos nós. Queremos ouvir uma palavra forte da parte da Igreja. Será a palavra de Deus para nos animar nessas ocasiões de pandemia e pós-pandemia”, concluiu o Arcebispo.

As inscrições para o Retiro ficam abertas até o próximo dia 28 de julho e devem ser feitas através do site do Regional Leste 2.

Fonte: site da Arquidiocese de Juiz de Fora

Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video