Retiro On-line para Presbíteros se aproxima a mil inscritos

Retiro-destaqueMais de 900 ministros ordenados já se inscreveram para o Retiro On-line de Presbíteros. Promovido pelo Regional Leste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) através da Comissão para a Comunicação e Cultura, com o apoio da Arquidiocese de Juiz de Fora, o evento acontece de 2 a 6 de agosto, com pregação do Cardeal José Tolentino de Mendonça.

A participação no encontro virtual, o primeiro do tipo a tomar proporções nacionais, é aberta aos padres de todo o Brasil. Até o momento, 40 (arqui)dioceses estão representadas e onze Igrejas Particulares já inscreveram todo o seu Clero. A magnitude do retiro espiritual foi uma surpresa até mesmo para o Cardeal, que externou esse sentimento durante videoconferência realizada no último dia 25 de junho.

O poeta, ensaísta e teólogo português promoverá meditações e reflexões nos moldes aos quais os brasileiros estão acostumados. Além disso, haverá missas diárias e momentos de orações em conjunto. Dom Gil Antônio Moreira, Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora (MG) e Bispo Referencial para Comunicação e Cultura do Regional Leste 2, deseja que essa nova experiência seja uma força de Deus para os padres. “A pandemia mexeu e está mexendo com o mundo inteiro, com todos os setores; e também com a Igreja e com a vida do presbítero. Nós queremos nos colocar diante de Deus para que, inspirados pela Sua palavra e pela pregação do cardeal, possamos ter luzes e forças para este momento tão especial para o povo de Deus no mundo inteiro”, afirmou.

Os interessados podem se inscrever através do site do Regional Leste 2. Até o próximo 14 a taxa será de R$ 150; para os que efetuarem a inscrição de 15 a 28 de julho, o custo será de R$ 180.

Eventos-teste

DSC08804Na manhã dessa quarta-feira, 30 de junho, o grupo responsável pela organização do Retiro Espiritual promoveu uma transmissão na Catedral Metropolitana de Juiz de Fora, a fim de testar a estrutura de câmeras e som e, também, a própria plataforma que será utilizada em agosto. Na ocasião, Dom Gil Antônio Moreira conduziu a oração das Laudes.

A próxima experiência está marcada para 14 de julho, às 17h, quando será feita a oração das Vésperas, também da Catedral. A sede religiosa da Arquidiocese de Juiz de Fora sediará toda a programação litúrgica do encontro virtual. “Essas orações são preparatórias, mas são também uma espécie de teste para que nos dias do retiro nós possamos ter as transmissões da Liturgia por completo”, explicou o Arcebispo de Juiz de Fora.

O terceiro e último teste está marcado para o dia 20, às 21h, e contará com a participação dos inscritos. Na ocasião, serão apresentados a pauta do evento, a metodologia de trabalho, o guia do participante e uma fala do Cardeal José Tolentino. O link de acesso será enviado por e-mail e WhatsApp.

Fonte: site da Arquidiocese de Juiz de Fora

Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video