Com orações e pregações virtuais, retiro para presbíteros envolve participantes de todo o Brasil

DSC 0002Na noite da última segunda-feira, 2 de agosto, teve início o Retiro On-line dos Presbíteros do Regional Leste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O momento, acompanhado virtualmente por mais de mil ministros ordenados de todo o país, foi marcado pela primeira pregação do Cardeal José Tolentino de Mendonça, responsável pela condução das reflexões até a próxima sexta (6).

“As minhas primeiras palavras são de gratidão. É verdade que somos uma obra dos outros e, então, queria muito agradecer o convite do senhor Arcebispo de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, que me convidou para fazer este caminho espiritual; primeiro com os sacerdotes da Arquidiocese, depois do Regional e agora de todo o Brasil, e estou fazendo com muita alegria”, disse o Cardeal em sua fala introdutória. “Queria saudar fraternalmente todos os bispos e padres. Durante esta semana, juntos vamos caminhar fazendo este percurso que Deus e o Espírito Santo certamente vão ajudar e nos vão levar pela mão”, continuou. A primeira reflexão do pregador foi baseada no episódio da tempestade acalmada por Jesus, relatada no Evangelho de Marcos (4,35-41).

Além de assistirem à meditação proposta por Cardeal José Tolentino, os inscritos participaram das orações das Vésperas e Completas e da contemplação dos mistérios do Terço, transmitidas ao vivo diretamente da Catedral de Juiz de Fora. Os momentos foram conduzidos pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, que também presidiu a Missa de abertura. “No momento em que começamos o Retiro já sentimos o clima do recolhimento, tanto pelas orações quanto pela colocação tão bonita do Cardeal Tolentino, nos chamando para o ato de fé de lançar-nos nas mãos de Deus”, avaliou o Arcebispo, grande idealizador do evento virtual.

Em sua fala inicial, Dom Gil já havia destacado as características do pregador. “Tem o carisma de proporcionar um sensível diálogo entre os textos bíblicos e as interrogações do presente, razão pela qual o escolhemos e convidamos para ser nosso pregador nestes Exercícios Espirituais.” O Bispo Referencial para Comunicação e Cultura do Regional Leste 2 ainda falou do tema proposto para o Retiro, que aborda “A vida e a espiritualidade do presbítero em tempos de pandemia e pós-pandemia”. “Seus efeitos na vida cotidiana são imensos, causando desempregados, ausência de sustentação familiar e, em alguns casos, até mesmo o desespero de alguns. Também a vida religiosa experimenta suas consequências e nossas liturgias tiveram que se adaptar. Com isso, a vida dos ministros ordenados acaba percebendo desafios novos e desconhecidos. Neste Retiro queremos escutar Deus, abrir-nos ao Espírito Santo e fazer novamente a experiência do encontro com Jesus Cristo, nosso Salvador e Mestre, a fim de sermos iluminados na superação de obstáculos interiores e na busca de novos métodos de ação pastoral.”

Por fim, o Arcebispo de Juiz de Fora ressaltou a importância do comprometimento de cada padre na vivência do Retiro Espiritual. “O retiro on-line, mais que o presencial, pedirá de nós um esforço especial. É importante tomar uma decisão pessoal de acompanhar todas as atividades, com espírito de penitência e verdadeiro recolhimento. Ambientação, determinação, abertura ao Espírito nos ajudarão a ter um bom resultado.”

O Retiro dos Presbíteros do Regional Leste 2 vai até a próxima sexta-feira, 6 de agosto. Todo o Clero da Arquidiocese de Juiz de Fora participa da programação.

Fonte: site da Arquidiocese de Juiz de Fora

Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video