Retiro espiritual para presbíteros é encerrado com manhã de orações e avaliação

retiro encerramento siteNa manhã da última sexta-feira, 06 de agosto, aconteceu o encerramento do Retiro On-line dos Presbíteros do Regional Leste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O momento foi acompanhado virtualmente por mais de mil ministros ordenados de todo o país e teve o Cardeal José Tolentino de Mendonça como responsável pela condução das reflexões com o tema “A vida e espiritualidade do presbítero em tempos de pandemia e pós-pandemia”.

O arcebispo metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, fez uma avaliação do Retiro e também falou sobre a importância das reflexões neste período de dificuldade pelo qual todos estamos passando. “Avalio esse retiro como algo excelente, melhor do que nós esperávamos, uma grande bênção de Deus. [Veio] dar um alento, a partir da Palavra de Deus, no meio desses obstáculos e inseguranças. A pandemia teve essa característica, porque a gente nunca sabe o que vai acontecer semana que vem, mês que vem, mas nós precisamos estar seguros e o nosso bastão é Deus”, completou.

O arcebispo agradeceu pelo retiro e pelo efeito que gerou na vida dos participantes que também avaliaram as reflexões como positivas. “Que Deus seja louvado hoje e para sempre por esse Retiro Espiritual dos Presbíteros do Regional Leste 2, do Brasil inteiro, cujo tema foi: A vida e espiritualidade do presbítero em tempos de pandemia e pós-pandemia e o retiro respondeu a essa pergunta com muita eficiência e muita bênção. A avaliação que a gente está recebendo pelo chat, pelo celular, pelo Whatsapp é imensamente feliz e positivíssima”.

retiro encerramento site2Sobre as reflexões, o pastor falou que todo o retiro superou as expectativas. “E a gente quer agradecer a maravilha que foi a pregação feita pelo Cardeal José Tolentino de Mendonça, que homem santo e bom. Uma pertença imensa, um conhecimento vastíssimo de todas as matérias, ele é biblista, mas também é ensaísta e literato. A sua presença nesse retiro foi uma grande bênção de Deus para todos aqueles que fizeram esta experiência. Eu quero agradecer ao Cardeal Tolentino e agradecer a Deus por ter-nos inspirado para escolher esse pregador.”

Dom Gil também agradeceu o empenho de todos os envolvidos para a realização do retiro. “Preciso agradecer a Deus pela boa vontade, pela disposição dos nossos técnicos da WebTV A Voz Católica de Juiz de Fora A Igreja mais próxima de você, a equipe da WebTV, da Assessoria de Imprensa da Arquidiocese, os funcionários da Catedral, os técnicos do Regional Leste 2, do Cia Ticket, de Curitiba. Foi necessário o trabalho de muita gente, penso que passou de 40 ou 50 pessoas diretamente envolvidas no Retiro Espiritual desse ano. A Equipe de Liturgia, a equipe de Cerimonial aqui da Catedral, com o Serginho. Tanta gente trabalhou com tanta disposição sem nenhum interesse outro que não fosse servir a Deus e à Igreja”, destacou.

O arcebispo se pronunciou, ainda, sobre o santo padre. “Quero agradecer ao Papa Francisco por ter escolhido esse nosso irmão de língua portuguesa para fazer parte da sua equipe em Roma. A gente quer manifestar ao Papa esse amor que temos por ele e ajudá-lo no seu ministério nesse momento tão difícil do mundo. Que ele tenha a certeza de que não está sozinho, mas que estamos sempre trabalhando juntos, superando as dificuldades que nós todos temos, com grande desejo de servir com tudo aquilo que podemos”, enfatizou.

Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video