Abertura da Semana Nacional da Família 2021 e Dia dos Pais são celebrados na Catedral

abertura snf 2021A missa especial para celebrar a Abertura da Semana Nacional da Família 2021 (SNF) e o Dia dos Pais, aconteceu na manhã deste domingo (08), na Catedral, e foi presidida pelo arcebispo metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, concelebrada pelo Vigário Geral da Arquidiocese, monsenhor Luiz Carlos de Paula e pelo Vigário Episcopal para Vida e Família, padre Laureandro Lima da Silva. Também contou com a participação dos diáconos permanentes da Catedral.

Durante a homilia, Dom Gil falou sobre a contribuição do pai para “A Alegria do Amor na Família” – tema da SNF 2021. “O pai é aquele que põe alimento na mesa para os filhos, é capaz de sacrificar-se em favor dos filhos. O amor familiar é assim, pai e mãe se importam mais com o bem-estar dos filhos do que com o seu próprio bem-estar. Quantos pais, às vezes, tiveram que deixar de estudar para que o filho pudesse estudar. Muitas vezes o pai conserva uma profissão simples para poder ganhar o sustento para a sua família, sua esposa e para que o filho possa ter uma faculdade. Assim mesmo é o coração do pai, ele olha mais para fora do que para dentro, cuida mais do bem-estar daqueles que dependem dele do que do próprio bem-estar, mas Deus recompensa o pai que assim pensa”, destacou.

O arcebispo também deu um testemunho pessoal de seu relacionamento com o pai. “O meu pai não queria que eu fosse padre, mas engenheiro, porque achava que engenharia dava muito dinheiro e como ele tinha muitos filhos, queria que eu tivesse uma boa profissão para poder ajudar na manutenção da casa. De alguma maneira, isso criou uma certa dificuldade para a minha vocação, mas nunca me perturbou e nem teve nenhum problema. E quando me ordenei padre, meu pai mudou completamente, ele pegou o álbum, ainda da minha ordenação diaconal, e ficou com tanto entusiasmo mostrando para todo mundo e falando ‘meu filho é padre’ e, às vezes, até ajudava na minha missa, eu estava celebrando e meu pai ajoelhado lá batendo as campainhas, servindo o altar. Então eu olhava para ele e pensava no meu coração quem te viu e quem te vê. Mas o interesse dele era de poder ajudar os irmãos, graças a Deus não faltou nada, todos os meus irmãos puderam estudar e vencer na vida”.

Dom Gil finalizou seu testemunho falando sobre a atuação de Deus na vida dos seus filhos através da figura paterna. “Deus é assim, vai falando no coração dos pais por causa do seu amor para com os filhos. E Deus reserva lá para frente alguma coisa que nem o pai está imaginando. A recompensa daquele que olha para o outro e não somente para si”, completou.

abertura snf 2021 padreAo final da celebração, a equipe da música e da liturgia fizeram uma homenagem para os pais e o padre Laureandro falou sobre a programação da Semana Nacional da Família 2021 na Arquidiocese de Juiz de Fora. O Vigário Episcopal para Vida e Família também falou sobre os principais objetivos da SNF e convidou as famílias a participarem das atividades.

Confira as fotos da celebração em nosso Facebook.

Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video