Encontro entre imagens do Senhor dos Passos e Nossa Senhora emociona fiéis na Catedral

procissao encontroA Procissão do Encontro é, sem dúvidas, uma das celebrações mais emocionantes da Semana Santa. Ano após ano, os fiéis têm a oportunidade de presenciar, neste dia, o encontro doloroso entre Maria e seu Filho, Jesus, no caminho do Calvário.

E, em 2022, foi mais especial ainda, pois os fiéis conseguiram participar deste momento que não acontecia há dois anos devido à pandemia. Após a celebração presidida pelo arcebispo metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, as imagens de Nossa Senhora das Dores (acompanhada pelas mulheres que estavam presentes) e do Senhor dos Passos (acompanhada pelos homens) seguiram para a frente da Catedral Metropolitana, onde, o padre José Elissandro Santos de Santana, sss, proclamou o Sermão do Encontro.

Em entrevista o arcebispo falou sobre a celebração, que esse ano ainda foi um pouco diferente, devido à pandemia. “Celebramos nesta Terça-feira Santa, mais uma vez a tradicional Procissão do Encontro. O encontro de Jesus com Maria recordando aquele momento dramático da subida do Calvário, diz São João que Maria estava de pé no alto do Calvário diante de Jesus, então em determinado momento houve esse encontro, não se sabe se foi mais no meio ou no fim, mas de fato o encontro existiu”.

Dom Gil ainda trouxe para o nosso cotidiano a vivência deste dia importante. “Tradicionalmente celebramos esse encontro para mostrar que nós queremos encontrar Cristo e que Cristo quer nos encontrar, mas queremos encontrar a Cristo fiéis como Maria foi, sempre de pé, confiantes e esperançosos, suportando as dores sem perder a paciência e o controle. O mundo de hoje tem muitos conflitos, problemas, guerras, brigas políticas, tantas coisas que são desencontros e nós queremos reabilitar-nos para encontrar Jesus nos nossos Calvários para que tenhamos forças para vencer as dificuldades e com Ele celebrar a vitória da Ressurreição”.

O padre José Elissandro que proferiu o Sermão do Encontro destacou a beleza da celebração do encontro. “Foi um momento de dedicação, de encontro com a Palavra de Deus e esses sentimentos que nos trazem toda a memória essa entrega linda do nosso Senhor por cada um de nós. No encontro com Maria, a mulher das Dores e também com a humanidade toda inteira, que sente, que revive, que está junto neste momento, que é essa via dolorosa do amor de Deus por cada um de nós. Ele que se entregou totalmente por nós e que doou-se de modo maravilhoso nos faz reviver esse momento”.

“Eu aqui em Juiz de Fora pela primeira vez me fez perceber o grande amor de Deus por mim que me chama como consagrado e padre religioso, mas também a tantas e tantas pessoas, que por meio do sacramento do batismo são filhas amadas e filhos amados por Deus”, completa sobre sua primeira Semana Santa vivida em nossa cidade, pois foi transferido para Juiz de Fora no início deste ano a partir da instalação da Congregação dos Padres Sacramentinos no Cenáculo São João Evangelista.

Ao final do sermão, Dom Gil deu a bênção final e os fiéis presentes puderam venerar as imagens de Nossa Senhora e do Senhor dos Passos.

Acesse o Facebook da Catedral e confira as fotos.

Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video