Catequese da Catedral realiza Via-Sacra Encenada

via-sacra-catequeticaNa Quarta-feira Santa, 13 de abril, a Catequese da Catedral realizou uma Via-Sacra encenada logo após a missa das 19h. Centenas de fiéis puderam refletir as estações da Via crucis e reviver o momento da Paixão de Cristo. O arcebispo metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, participou deste momento emocionante que marcou a Semana Santa na Catedral.

A crucificação de Jesus aconteceu na frente do altar-mor da Catedral, ao lado dos dois ladrões. Ao final, Dom Gil parabenizou todas as pessoas responsáveis pela produção e organização da encenação e destacou que não foi apenas um teatro, mas uma vivência profunda da via dolorosa.

Em entrevista Dom Gil destacou a importância desta meditação. “Terminamos de acompanhar a Via-Sacra encenada pelos meninos da Catequese, sobre a coordenação da Luzia Helena. Uma encenação muito bem feita, bonita e piedosa que ajudou a comunidade e a todos nós rezarmos e meditarmos os passos de Cristo da sua morte até a sua Ressurreição. A Via-Sacra é esse exercício espiritual que nós já temos desde o tempo de São Francisco, no século XIII, dividindo a Paixão de Cristo em 14 quadros meditativos e, por fim, nós ainda acrescentamos mais o último quadro que é a Ressurreição, uma maneira do povo poder meditar e visualizar aquilo que está escrito nas Sagradas Escrituras”, explicou o arcebispo.

A coordenadora da Catequese da Catedral e principal organizadora da Via-Sacra, Luzia Helena Vale Fonseca, contou sobre essa vivência de refletir sobre os passos de Jesus. “Foi bom e, ao mesmo tempo, doído porque nesta experiência a gente consegue imaginar um pouquinho como que Ele sofreu. Aqui eles [catequizandos] vivenciaram a prática do que é passado em sala para eles, mas a gente já realiza essa Catequese em ação, que foge daquelas quatro paredes da sala e vai para o dia a dia da vida. E agora nesse momento tão importante da nossa Igreja foi uma das missões que a gente recebeu e se dedicou mais pela grandiosidade”.

A estudante, Anabel Vale Fonseca, falou sobre como foi representar Nossa Senhora na encenação. “Foi uma experiência única, desde os ensaios até aqui, acho que na hora que a gente vestiu a roupa e entrou na igreja caiu a ficha. Mas desde os ensaios estava sendo muito interessante, não só interpretar, mas também aprender com mais detalhes como foi e também dá aquela emoção, na hora que estava vendo Jesus ser crucificado eu fiquei extasiada”, completou.

Confira mais fotos da Via-Sacra Catequética em nosso Facebook.

Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video