Celebrações e procissões recordam crucificação e sepultamento de Cristo na Sexta-feira Santa

Acao-liturgicaA Sexta-feira Santa é, para os católicos, marcada pelo silêncio, pela oração, pelo jejum e pela abstinência de carne. Este é o único dia do ano em que não há Celebrações Eucarísticas e seu auge se dá às 15h, quando é recordada a morte de Jesus Cristo na cruz, na chamada Ação Litúrgica.

Com algumas semelhanças na estrutura da Missa, esta celebração consiste na leitura da Sagrada Escritura e das dez orações especiais para o bem do mundo, adoração da Santa Cruz e Comunhão Eucarística. Na Catedral de Juiz de Fora, a cerimônia foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, e concelebrada pelo Vigário Geral da Arquidiocese, Monsenhor Luiz Carlos de Paula. Os diáconos Antônio Valentino e Waldeci Rodrigues auxiliaram na celebração.

paixao 1Segundo Dom Gil, ao contrário do que muitos pensam, a Paixão do Senhor não deve ser vivida em clima de luto, mas de profundo respeito e meditação. O Arcebispo recorda que, ao morrer, Jesus foi vitorioso e trouxe a salvação para todos, ressurgindo para a vida eterna. “Não podemos esquecer que Jesus sofreu e morreu de forma terrível por nossa causa; seria uma ingratidão. Celebramos a sexta-feira recordando a paixão do Senhor, o seu sacrifício e martírio, e isso devemos fazer todos os anos com respeito, com silêncio, com veneração. Mas sempre olhando para frente. A sepultura não foi a residência de Cristo; dali ele ressuscitou para não morrer mais.”

Depois de dois anos acompanhando as atividades da Semana Santa à distância, os fiéis lotaram a Catedral para a Ação Litúrgica. Após a celebração, todos os presentes fizeram questão de adorar a Cruz que estava exposta no altar, demonstrando respeito e emoção pela imagem que recordava a crucificação de Cristo. “É um grande gesto de amor de Deus para conosco e nós queremos agradecer, porque agora podemos celebrar com presença física os nossos sacramentos, as nossas liturgias”, disse Dom Gil ao comemorar o retorno do povo às igrejas.

Sermão do Descendimento e Procissão do enterro marcam a noite

Mais tarde, às 19h, os fiéis voltaram à Catedral para acompanhar o Sermão do Descendimento da Cruz, uma tradição da Igreja que visa auxiliar o povo a meditar sobre a entrega de Cristo por amor. O momento, que ocorreu do lado de fora da igreja, foi conduzido pelo Padre Elilio de Faria Matos Júnior, Vigário da Catedral Metropolitana, e contou com a colaboração dos Diáconos locais e de membros de pastorais.

paixao 2Em entrevista, Pe. Elilio falou sobre a importante da cerimônia. “Nesse sermão nós temos oportunidade de refletir melhor sobre a entrega de Jesus. É uma autoentrega que, só captamos o seu real sentido, se considerarmos o amor que o movia e a gratuidade. Jesus era movido pela gratuidade porque Ele estava constantemente em contato com o Pai e o Pai é a fonte de toda gratuidade”.

Logo no início de seu discurso, o sacerdote convidou a todos para olhar o Cristo Crucificado, para captar todo o significado do evento do dia. Logo depois, juntos, rezaram a oração de Jesus ensinou e só então começou sua explanação. Na ocasião, ele tratou de aprofundar na reflexão da autodoação do Salvador, recordando que Deus podia ter salvado a humanidade de outras formas. “Ele quis que seu Filho viesse ao mundo, que entrasse na trama da história humana, para manifestar o amor, manifestar a gratuidade e a cruz é o grande símbolo da gratuidade. Jesus se doa totalmente, tudo pelos seus semelhantes, tudo pelo Pai! É assim que ele revela o sentido de nossa existência”, explicou ele.

Ao final do sermão, Jesus foi descido da cruz, teve início a procissão do enterro. “Através da procissão nós recordamos que a nossa vida é caminhar. Passamos por momentos de alegria, por dificuldades, tristeza, como temos passado pela pandemia, e na esperança de que alcançamos a ressureição, essa é a grande meta da vida cristã. Nós recordamos o sepultamento do Senhor, mas esse sepultamento não pode ser desvinculado da sua ressurreição, da vida divina que se manifesta no Domingo de Páscoa”, afirmou o Vigário.

paixao 3Junto com a imagem de sua mãe, dezenas de fiéis acompanharam o percurso. A queda da temperatura não foi impedimento para o grande número de pessoas que estiveram presentes, participando dos momentos. Foi possível ver muitos sinais de fé entre os devotos, alguns descalços, outros com toda a família. Um deles era o senhor José Antônio da Silva, ele fez questão de estar presente, planejando carregar o andor que levava o corpo de Jesus. “Dois anos sem, fez falta. A gente está acostuma todo ano participar aqui. Ontem participei, voltei para confessar e voltei agora para acompanhar e poder carregar o andor… É aquela coisa a gente se sente feliz, é uma grande satisfação”, contou.

Fonte: site da Arquidiocese de Juiz de Fora

Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video