A força da bênção: Dom Gil reflete sobre o sim de Maria e a missão de vida de Bento XVI

dia primeiroNeste último domingo, 1º de janeiro, durante a missa de Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus, no encerramento da Oitava de Natal, o Arcebispo de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, falou sobre as bênçãos na nossa vida. Na homilia, ele também reforçou a importância de Bento XVI para a Igreja Católica. O Papa Emérito faleceu no sábado, 31 de dezembro, aos 95 anos.

Na reflexão, Dom Gil Antônio Moreira lembrou nosso hábito de desejar bênçãos uns aos outros especialmente neste período de virada de ano. “A Palavra de Deus tem força, foi com a Palavra que Ele criou todas as coisas. Ela é uma pessoa, o Verbo de Deus se fez carne, nós lemos no Evangelho de São João, a Palavra de Deus cria e recria, por isso quando nós desejamos um ano abençoado, o que nós queremos dizer mesmo é que este ano receba de Deus sempre uma palavra boa, para nos proteger, nos ajudar, nos animar, nos fazer melhores. Por isso essa saudação, de fato, tem fundamento na Palavra de Deus, nós também abençoamos os pais, os padrinhos, geralmente nós nos abençoamos uns aos outros. Hoje até parece que o costume de pedir a bênção e de abençoar tem aumentado, graças a Deus. O que queremos para o ano é uma bênção, como eu dizia a grande bênção de Deus, a grande Palavra de Deus se fez carne, se tornou pessoa”, destacou.

O Arcebispo chamou a atenção dos fiéis para como Maria agiu diante das repercussões da chegada de Jesus ao mundo. “Maria guardava esses fatos e meditava sobre eles em seu coração. Essa palavra guardava, conservava, no texto grego, tem um sentido mais importante, mais belo até do que da nossa língua portuguesa. Não é guardar apenas na memória, mas é conservar uma riqueza, conservamos dinheiro nos cofres, guardamos joias no lugar seguro, Maria guardava, conservava esse tesouro no seu coração, aquilo que ela via e sentia, porque era uma mulher de fé e além disso escolhida por Deus para uma missão especial. Imaginemos também que José também guardava na sua mente e no seu coração, podemos claro, deduzir isso, mas fala de Maria, que era a Mãe do Salvador, a Mãe de Deus”.

“Ele queria ser alguém capaz de abençoar a Igreja”, destacou Dom Gil sobre Bento XVI

Ao refletir sobre as leituras deste domingo, 1º, que abordaram a importância dos nomes que trazem o significado importante da missão daquela pessoa, Dom Gil Antônio Moreira lembrou que Bento significa "abençoado". “Quando o papa João Paulo II morreu, no dia 02 de abril, véspera do Domingo da Misericórdia e uns dias antes o que foi seu sucessor, o papa Bento XVI, tinha ido ao Mosteiro de São Bento e depois que o papa foi eleito eu estive lá em Roma e visitei este mosteiro sem saber de nada, e quando estava na visita veio um monge e eu estava vestido de batina de bispo e me falou depois que o senhor terminar a visita passe naquela sala porque temos o costume de colher uma mensagem de todos os bispos que passam por aqui, depois fui na sala e tinha um grande livro com as mensagens de todos os bispos que passavam por lá e antes de escrever a minha o monge disse assim ‘vou mostrar para o senhor uma assinatura do livro de umas páginas anteriores’, era justamente a assinatura do cardeal Ratzinger pedindo a Deus que abençoasse a Igreja, ele era presidente da Congregação da Doutrina da Fé, grande amigo de João Paulo II, que estava à morte, ele então fazia um pedido pela Igreja e pelo seu amigo papa João Paulo. Mal sabia o cardeal que o Conclave haveria de escolher o seu nome para ser o novo papa e aí ele escolheu justamente o nome Bento, recordando de São Bento e de seu retiro no mosteiro, mas também porque a palavra bento significa abençoar, abençoado, queira ser alguém que fosse capaz de abençoar a Igreja”.

No sábado, 31, o Arcebispo Metropolitano divulgou uma nota de pesar sobre a morte do Papa Emérito. No domingo, 1º, durante a homilia, Dom Gil reforçou a importância de Bento XVI para a comunidade católica. “O papa Bento durante todos os seus oito anos de pontificado foi de fato uma bênção para a Igreja tinha uma inteligência invulgar [Que não se encontra com facilidade], reconhecido como um dos homens mais competentes do mundo capaz de discutir em qualquer matéria, sobretudo em Filosofia e Teologia, dotado, portanto, de um raciocínio privilegiado, ele serviu à Igreja com isso e deixou muitos escritos, Opera Omnia, do papa Bento é uma riqueza e uma bênção que ficará para a Igreja. Por isso, no momento em que nós nos despedimos dele e o entregamos nas mãos do Pai, recordemos dessa bênção. Queria lembrar uma frase do papa Bento, nestes últimos tempos agora, que ele sentia que estava aproximando o seu fim, no entardecer da sua vida ele dizia: ‘Eu não estou me preparando para o fim, eu estou me preparando para o encontro’. Para ele a morte é aquilo que Jesus ensinou é um encontro com o Pai, com o Filho e com o Espírito Santo, com a realidade do céu e lá onde cremos que ele se encontra com Maria, os anjos e os santos vivendo a paz eterna, na bênção maior para a qual nós todos nos dirigimos”.

Os católicos na Itália já estão se despedindo do Papa Emérito Bento XVI. O corpo está exposto para saudação dos fiéis na Basílica de São Pedro. O funeral será presidido pelo Papa Francisco na quinta-feira, dia 5, às 5h30, no horário de Brasília, na Praça São Pedro. Após a cerimônia, o corpo será sepultado na cripta vaticana.

Íntegra da Nota de Dom Gil Antônio Moreira

Faleceu o Papa Bento

Com muito pesar comunico que faleceu nesta manhã [31 de dezembro de 2022] nosso amado Papa Bento XVI.

Encontrava-se em sua residência, o Mosteiro Mater Ecclesiae, no Vaticano , depois de alguns dias de agravamento de sua enfermidade.

Aguardemos as informações da Santa Sé sobre maiores detalhes e como serão as celebrações exequiais.

De princípio, unidos ao coração condoído do amado Papa Francisco, a nossa Arquidiocese de Juiz de Fora se irmana com toda a Igreja, nesse momento de dor e eleva a Deus, Senhor de nossas vidas, do tempo e da eternidade, terna gratidão por aquilo que significou sua vida, sua inteligência privilegiada colocada a serviço da fé, seu pastoreio exercido, com sacrifícios e muito amor, a favor de coisas de Deus, pois sempre se apresentou como “Servidor da Verdade “.

Descanse em paz, homem santo de Deus!


Dom Gil Antônio Moreira
Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora.


Fonte: site da Rádio Catedral Juiz de Fora

Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video