Presença do Núncio Apostólico no Brasil marca início do Ano Jubilar Mariano na Arquidiocese de Juiz de Fora

1924-2024Nesta quarta-feira, dia 1º de fevereiro, a Diocese de Juiz de Fora completa 99 anos de existência. Nossa Igreja Particular foi criada com a Bula Pontifícia “Ad Sacrosancti Apostolatus Officium”, do Papa Pio XI, em 1924, tendo sido elevada à condição de Arquidiocese em 14 de abril de 1962, através da Bula Pontifícia “Qui Tanquam Petrus” do Papa João XXIII.

A contagem regressiva rumo ao centenário diocesano terá início no domingo, dia 5 de fevereiro, às 15h, na Catedral Metropolitana, quando uma Missa Solene marcará a abertura do terceiro ano preparatório para o jubileu. Assim como 2021 foi dedicado a São José e 2022, a Santo Antônio, os próximos meses serão consagrados à Nossa Senhora, fazendo de 2023 um Ano Mariano no território arquidiocesano.

Essa Celebração Eucarística será presidida pelo Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giambattista Diquattro, e concelebrada pelo Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, pelo Arcebispo Emérito, Dom Eurico dos Santos Veloso, e pelos Bispos da Província Eclesiástica: Dom Edson Oriolo dos Santos, da Diocese de Leopoldina, e Dom José Eudes Campos do Nascimento, da Diocese de São João del-Rei. Outros (arce)bispos já confirmaram presença, além de padres, diáconos e outras autoridades civis e militares.

Durante a Missa, Nossa Senhora Mãe da Igreja será oficializada como Padroeira da Província Eclesiástica de Juiz de Fora, com a leitura do decreto enviado pela Santa Sé. Neste momento, haverá a entronização, na igreja, do quadro deste título de Maria Santíssima, que percorrerá todas as paróquias da Arquidiocese até o ano que vem.

Outra figura de destaque será a Beata Isabel Cristina, martirizada em Juiz de Fora em 1982 e beatificada em dezembro de 2022. Os fiéis presentes acolherão a relíquia e a imagem da beata, que também peregrinarão pelo território arquidiocesano e, depois, serão instaladas na Catedral Metropolitana para veneração.

Outros compromissos do Núncio Apostólico

Dom Giambattista Diquattro chegará a Juiz de Fora na noite de sexta-feira (3), mas os compromissos oficiais iniciam-se na manhã de sábado (4). A primeira atividade do representante do Papa no Brasil, que também é o embaixador da Santa Sé junto ao Governo do país, será uma visita à Fazenda da Esperança Santo Antônio de Santana Galvão, localizada no município de Guarará (MG).

A instituição, que tem mais de 150 unidades estruturadas em 24 países, é uma comunidade terapêutica que atua desde 1983 no processo de recuperação de pessoas que buscam a libertação de seus vícios, principalmente do álcool e da droga. A unidade de Guarará tem 80 recuperandos, enquanto a Fazenda da Esperança Santo Egídio, em Bom Jardim de Minas (MG) – também dentro do território da Arquidiocese de Juiz de Fora -, atende a cerca de 30 pessoas. Em terras guararenses, o Núncio Apostólico ainda participará de um momento de oração na Matriz Divino Espírito Santo.

Missa Vocacional e Sessão Solene

Na noite de sábado (4), Dom Giambattista Diquattro presidirá Missa Vocacional na Capela do Seminário Arquidiocesano Santo Antônio, com a participação de todos os seminaristas que cursam Filosofia e Teologia na casa de formação. Além dos jovens oriundos de paróquias da Arquidiocese de Juiz de Fora, o Seminário acolhe os aspirantes ao sacerdócio das dioceses de Leopoldina, São João del-Rei e Valença, e aqueles pertencentes à Congregação do Santíssimo Sacramento (Sacrametinos) e à Pequena Obra da Divina Providência (Orionitas).

Durante a celebração, marcada para as 18h, os seminaristas Gabriel Arcanjo Ferreira Júnior e Paulo Cesar Rodrigues serão instituídos nos ministérios de Leitor e Acólito, primeiro passo rumo à consagração definitiva.

Em seguida, o representante do Papa participará de Sessão Solene no Auditório Mater Ecclesiae, no Edifício Christus Lumen Gentium (prédio da Cúria Metropolitana), durante a qual será lançado o Documento Sinodal – síntese dos trabalhos desenvolvidos durante o II Sínodo Arquidiocesano (2019 – 2022). Na ocasião, também será apresentado o Catálogo Arquidiocesano 2023, publicação que reúne os dados de toda a Igreja juiz-forana: histórico, bispos, padres, paróquias, entre outros. Este momento contará com a presença dos padres e leigos responsáveis por pastorais, movimentos, grupos de serviços e associações.

No domingo (5), além da Missa Solene que presidirá na Catedral Metropolitana, Dom Giambattista Diquattro visitará as instalações desta igreja, da Cúria Metropolitana e do Lar Sacerdotal Mater Christi, e também irá ao Morro do Cristo, cartão-postal da cidade. Em seguida, participará de uma reunião com os Bispos da Província Eclesiástica na Residência Episcopal. Esses compromissos serão exclusivos a pessoas convidadas.

Fonte: site da Arquidiocese de Juiz de Fora

Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video