No encontro com presidente do Iraque, Papa fala sobre presença cristã no país

Encontro-com-presidente-do-IraqueO Papa Francisco recebeu em audiência, na manhã de sábado (24), no Vaticano, o presidente da República do Iraque, Barham Saleh – acompanhado pela esposa e séquito – que sucessivamente encontrou o cardeal secretário de Estado, Pietro Parolin, acompanhado pelo secretário para as Relações com os Estados, Dom Paul Richard Gallagher.

Durante os cordiais colóquios – informa um comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé – foram evocadas as boas relações entre a Santa Sé e o Iraque e “os positivos desdobramentos da situação política” no país, graças aos esforços conjuntos, apoiado pela comunidade internacional, para promover a unidade nacional.

Recordando “a presença histórica dos cristãos” no Iraque, foi ressaltada “a significativa contribuição dada por eles para a reconstrução do tecido social”. No encontro, ademais, tratou-se da questão daqueles que foram obrigados a abandonar as próprias terras de origem, fazendo-se votos por seu retorno em segurança e com um lugar no futuro do Iraque.

Por fim – diz o comunicado – as partes se concentraram “sobre os diferentes conflitos e as graves crises humanitárias que afligem a região, enfatizando a oportunidade de diálogo entre os vários componentes étnicos e religiosos, para restaurar a confiança e coexistência pacífica”.

*Fonte: Site do Vatican News

Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video