Começa, em Belo Horizonte (MG), Assembleia Regional de Pastoral

Assembleia-4Teve início no final da tarde dessa segunda-feira, 11 de novembro, a Assembleia Regional de Pastoral do Leste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). As principais lideranças da Igreja no Espírito Santo e em Minas Gerais estarão reunidas na Casa de Retiros São José, em Belo Horizonte (MG), até o próximo dia 14, para a elaboração e aprovação das novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora.

Durante a abertura, o presidente do Regional Leste 2 e Bispo de Divinópolis (MG), Dom José Carlos de Souza Campos, deu as boas-vindas ao público presente e falou sobre as alegrias e desafios a serem definidos em assembleia. “As Diretrizes que iremos aprovar nesta Assembleia têm o objetivo de nos conduzir nos próximos anos e perpetuar a fecunda história da Igreja nos Estados do Espírito Santo e Minas Gerais. A partir delas conseguiremos dar continuidade à nossa caminhada”, declarou.

As atividades da Assembleia serão conduzidas à luz de estudos e reflexões do Documento 109 da CNBB, a partir dos pilares: Palavra, Pão, Caridade e Missão. Além disso, haverá também a definição das urgências pastorais para o próximo quadriênio, uma formação sobre a Campanha da Fraternidade 2020 e reuniões reservadas.

Participam da Assembleia Regional de Pastoral 130 pessoas, entre o episcopado, coordenadores regionais de pastorais, movimentos e organismos, representantes de presbíteros, leigos e leigas. A Arquidiocese de Juiz de Fora está sendo representada pelo seu Arcebispo, Dom Gil Antônio Moreira, pelo Secretário-Executivo de Pastoral, Padre Everaldo José Sales Borges, pelos representantes dos Presbíteros, padres José Leles da Silva e Pierre Maurício de Almeida Cantarino, e pela leiga Cristina Pires. O Padre Welington Nascimento de Souza também está presente, enquanto coordenador da Pastoral Carcerária Regional.

(Arce)Bispos falecidos são homenageados

Seguindo a tradição da Igreja de honrar a memória dos defuntos, o Leste 2 da CNBB, durante sua Assembleia Regional de Pastoral, homenageou os três (Arce)Bispos e um Padre que faleceram neste ano de 2019.

A Santa Missa foi celebrada pelo Bispo de Janaúba, Dom Roberto José da Silva, e concelebrada por Dom José Moreira da Silva, Bispo de Januária, e Dom José Eudes Campos do Nascimento, Bispo de São João del-Rei. “A vida de nossos irmãos foi marcada pela doação à sua Igreja e ao seu povo. Hoje celebramos o ‘até logo’ ou ‘até breve’ que nossos irmãos nos deixaram e seguimos com o que eles nos ensinaram ‘ter coragem’”, disse o Bispo de Janaúba.

*Com informações do site do Regional Leste 2 da CNBB
*Foto: Xavana Jacqueline

Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video