Leiga da Arquidiocese realiza voto temporário de Consagração Virginal

DSCN6796Na última sexta-feira (15), dia de Santa Teresa D’Avila, aconteceu, na Capela do Seminário Santo Antônio, a Consagração de Camila Luzia Salustiano à Ordem das Virgens. A jovem de 32 anos deu o primeiro passo na caminhada para a vida consagrada.

O rito foi presidido pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, e concelebrado pelo Ecônomo do Seminário, Padre Welington Nascimento de Souza, e também o Diretor Espiritual da virgem, Padre Fernando Augusto Martins da Silva. Estiveram presente no local, familiares e amigos de Camila.

A consagração virginal é costume das comunidades cristãs desde os tempos apostólicos. Deste modo, mulheres que desejam se consagrar a Deus, sem pertencer a congregações religiosas, ou mosteiros, podem realizar os votos de castidade para dedicarem-se ao serviço da Igreja. Elas permanecem enraizadas na diocese em que já vivem e na qual amadureceram o discernimento vocacional e processo formativo.

DSCN6773-300x225No início da Missa, Dom Gil falou sobre sua alegria em celebrar o momento e comentou sobre o caminho trilhado por Camila. “ É uma consagração temporária, como pede a Igreja, mas é uma consagração total. A sua decisão, a sua preparação diante de Deus, já nos dão essa certeza que a sua decisão é um ato firme e amoroso a Nosso Senhor e a Igreja”.

Dom Gil, em entrevista, explicou como é o processo da consagração. “Começa hoje sua caminhada como virgem consagrada definitiva, deverá repetir esse gesto por três anos e depois a Igreja entendendo de acolhe-la e ela entendendo de continuar, poderá fazer sua consagração perpétua. É a segunda jovem que acolhemos na Arquidiocese de Juiz de Fora, neste novo período, no tempo do Sínodo como Virgem Consagrada.” Ele ainda afirmou que cada mulher interessada deve procurar o Arcebispo, diretamente ou através de seu pároco, para receber as orientações de como deve proceder.

Segundo a Santa Sé, há virgens consagradas em todos os continentes, em numerosas Dioceses, e oferecem seu próprio testemunho de vida em todas os âmbitos da sociedade e da Igreja. Em 2016, durante o Ano da Vida Consagrada, uma estatística aproximada estimava a presença de mais de cinco mil virgens consagradas no mundo, em contínuo crescimento.

Após o evangelho teve início o rito de consagração com o chamado e apresentação de Camila. Em seguida, o Arcebispo de Juiz de Fora, realizou a homilia, dirigida especialmente a virgem, quando destacou a figura de Santa Teresa, a quem Deus pediu um serviço grande e belo. “Quando alguém se consagra a Ele, essa consagração é uma resposta do amor. Hoje você, Camila, se consagra e tem como exemplo essa virgem do século XVI, Santa Teresa, como alguém que foi fiel até o fim. Sofrimento existem, mas as alegrias são maiores”. E acrescentou: “Camila, que Deus através do exemplo, da santidade das mãos de Santa Teresa te abençoe sempre na sua decisão”.

DSCN6909-300x225Logo após, ocorreram os momentos de oração pela Neoconsagranda e renovação do propósito da castidade. Para então, a solene consagração, quando, Camila recebeu das mãos do Arcebispo as insígnias: o véu, a aliança e a liturgia das horas.

Em entrevista, Camila a respeito de seu discernimento vocacional. “Esse chamado já me aconteceu há um tempo e fiquei sem saber como reagi. Com o tempo fui percebendo que Deus tinha um propósito para mim, principalmente quanto a castidade. Um dia eu vi a consagração da Marcela e comecei a me interessar por esse chamado”.

Quando questionada sobre a emoção do momento, minutos antes da cerimônia começar, Camila afirmou estar surpresa com sua calma e destacou sua alegria. “Eu estou bem feliz, bem calma, por saber que Deus que fez esse chamado e que hoje ele aceita meu sim e minha entrega total a Ele. É uma alegria sem tamanho”.

Ao final da Eucaristia, foi lida a ata da consagração da virgem diocesana e Dom Gil agradeceu os presentes, assim como a Deus por tal benção para esta Igreja Particular.

Fonte: site da Arquidiocese JF, com informações de Vatican News e Notícias Canção Nova

Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video